IPTU 2021 DF: Setor produtivo pode parcelar em 12x – Veja Calendário

comerciante

O Governo do Distrito Federal declarou que vai flexibilizar as formas de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2021 para o setor produtivo. A partir de então, será possível dividir o valor da cobrança em 12 vezes, com vencimento da primeira parcela apenas em dezembro. 

A novidade foi apresentada pelo secretário de Economia, André Clemente, depois de ter se reunido com o governador Ibaneis Rocha. Alguns empresários também estiveram na ocasião, pressionando por medidas de apoio econômico ao comércio local.

Publicidade

Publicidade

Logo mais, foi anunciado que o período de arrecadação da Taxa de Limpeza Pública (TLP) será igualmente adiado, passando a se basear nas novas datas de pagamento do IPTU. Até então, os dois tributos teriam que ser quitados entre maio e agosto, em no máximo quatro parcelas.  

comerciante

Por que a decisão? 

A flexibilização no pagamento dos tributos é uma tentativa de amenizar os impactos financeiros no comércio do DF, que mais uma vez lida com a interrupção dos atendimentos presenciais, devido a grave crise na saúde.

Em contrapartida, o governo deixará de arrecadar aproximadamente R$70 milhões para os cofres públicos este ano.  

Publicidade

Publicidade

“Reconhecemos as dificuldades que o setor produtivo, especialmente os pequenos e médios empresários, estão passando neste momento. Estas medidas vão dar algum alívio, até que essa pandemia passe”, diz Ibaneis Rocha. 

Quais as novas datas de pagamento?

O novo calendário publicado estabelece que o pagamento do IPTU tenha início em dezembro de 2021 e termine em novembro de 2022. O vencimento será sempre no dia 10 do mês.

Confira a seguir todas as datas estipuladas: 

Número de parcelas 

Data limite para o pagamento 

1ª Parcela 

10 de dezembro de 2021 
2ª Parcela 
Publicidade

Publicidade

10 de janeiro de 2022 

3ª Parcela 

10 de fevereiro de 2022 
4ª Parcela 

10 de março de 2022 

5ª Parcela 

10 de abril de 2022 
6ª Parcela 
Publicidade

10 de maio de 2022 

Publicidade

7ª Parcela 

10 de junho de 2022 
8ª Parcela 

10 de julho de 2022 

9ª Parcela 

10 de agosto de 2022 
10ª Parcela 
Publicidade

Publicidade

10 de setembro de 2022 

11ª Parcela 

10 de outubro de 2022 
12ª Parcela 

10 de novembro de 2022 

Quais estabelecimentos são comtemplados? 

Como foi mencionado, a atualização no calendário de pagamento do IPTU 2021 se aplica a todo o setor produtivo do DF.

Isso inclui bares, restaurantes, lanchonetes, espaços para eventos, academias, hotéis, shoppings centers, entre outros. 

Como solicitar o parcelamento?

Caso você seja o responsável pela gestão de uma empresa e perceba que não vai ser possível pagar o IPTU e/ou a TLP neste momento, faça a solicitação do parcelamento a qualquer hora, no site da Receita Federal.

Para isso, abra a página e forneça as informações de identificação do seu negócio, a começar com o número do CNPJ. Em seguida, defina a quantidade de vezes que deseja parcelar. No caso de optar por fazer a transação com cartão de crédito, lembre-se que é necessário ter limite com o valor total disponível. 

Esteja ciente de que as únicas empresas cadastradas para receber o pagamento do IPTU 2021 na modalidade de crédito são a Datalink, a Vamos Parcelar e a Zapay.

Quem não tiver cartão poderá fazer o parcelamento com boleto bancário. Nesse caso, cabe ao empresário emitir a guia mensalmente e efetuar o pagamento dentro do prazo.

Ludmila CatharinaUma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Antes de atuar como redatora, participei dos programas de estágio do Ministério da Justiça, da Defensoria Pública do Distrito Federal e da Câmara dos Deputados. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em Comunicação Organizacional e Estratégias Digitais no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB).
Veja mais ›
Fechar