SISU 2021/1: Inscrições COMEÇAM HOJE – Saiba como fazer a sua!

O MEC – Ministério da Educação – abriu as inscrições para o SISU 2021/1 para o primeiro semestre do ano. 

Podem concorrer a uma vaga, aqueles que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, na edição de 2020, que não zeraram a redação e já concluíram o ensino médio.

Vale ressaltar que as inscrições vão de hoje, dia 6 de abril, até o dia 9 de abril, sexta-feira. 

pessoas em frente a computadores
SISU 2021/1: Inscrições COMEÇAM HOJE – Saiba como fazer a sua!

Como se inscrever no SISU 2021/1?

Para participar da edição do primeiro semestre do SISU, chamado de SiSU 2021/1, os estudantes, primeiramente, devem escolher duas opções de curso. Para fazer isso, basta seguir esse passo a passo: 

  1. Acessar a página do SiSU;
  2. Clicar em “‘Fazer Inscrição”;
  3. Inserir os dados pessoais;
  4. Confirmação de dados;
  5. Depois, o aluno será direcionada para a área “Minha inscrição”. Aqui, será feita a escolha dos dois cursos;
  6. Após a escolha, é preciso fazer a pesquisa de vagas. Onde o candidato poderá ver as oportunidades oferecidas pelo nome do município, da instituição ou do curso que deseja ingressar;
  7. Depois, é preciso verificar a modalidade, para ver se é compatível com seu desejo;
  8. Por fim, confirme a inscrição. 

Resultado

Segundo o MEC, A lista de aprovados no SiSU 2021/1 será divulgada no dia 13 de abril. 

Logo depois, os aprovados precisam conferir quais os documentos são necessários para matrícula e realizá-la entre os dias 14 a 19 de abril, já na instituição em que foi aprovado.

Notas de corte

Para saber sua colocação na disputa das vagas, o candidato pode acompanhar a nota de corte. 

A nota de corte é a menor nota para conseguir uma vaga, de acordo com o curso. Essa nota é constantemente atualizada, conforme a análise dos candidatos. 

Entretanto, vale ressaltar que o processo de avaliação e divulgação da Nota de corte foi alterada, causando polemica entre os alunos e educadores. Para saber mais sobre isso, basta clicar aqui

Lista de espera

Aqueles que não forem selecionados na primeira lista, pode integrar a lista de espera. Para isso, primeiro, é preciso manifestar interesse, também pelo site do SISU, entre os dias 13 a 19 de abril. 

Nessa lista, não é permitido alterar os cursos listados no ato da inscrição. Ou seja, só é permitido escolher um dos dois cursos indicados inicialmente. 

A lista de espera do SiSU é enviada às universidades, que ficam responsáveis pelas próximas chamadas. A partir deste momento os interessados nas convocações devem acompanhar as divulgações pelas instituições de ensino.

O que é o SISU?

O SiSU – Sistema de Seleção Unificada – é o principal meio de ingresso nas universidades públicas do país. 

Por meio dele, é possível ter acesso às vagas em cursos de graduação presencial e de ensino à distância. Todos de forma gratuita. 

De acordo com o MEC, em 2021, serão oferecidas 209 mil vagas. As oportunidades são distribuídas em 5.685 cursos de 110 instituições de ensino de todo o Brasil. Entretanto, há possibilidade que esse número seja atualizado nos próximos dias.

Amanda Lino
Jornalista com mais de 8 anos de experiência. Trabalhou como redatora, repórter e produtora na emissora Nossa Rádio FM e produtora na Metropolitana AM, depois foi diretora-geral do conhecido podcast Mamilos, passou por algumas agências de São Paulo e Rio de Janeiro e agora, além de colaboradora da WebGo Content, é Copy Content na In House da divisão agrícola da Bayer e Host/Criadora do podcast "Me Empresta Seus Óculos".
InstagramLinkedin

Deixe seu comentário