SISU 2021: UFCG oferece mais de 3 mil vagas em 76 cursos – Confira!

Nos próximos dias, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) vai estar oferecendo 3.160 vagas, distribuídas entre 76 opções de cursos. As inscrições vão acontecer por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). 

Com isso, só poderá participar quem tiver feito a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e alcançado 400 pontos na prova de múltipla escolha. Quanto à redação não há nota de corte, basta que o resultado tenha sido superior a zero. 

Conforme estabelece o edital publicado pela UFCG, aqueles que estiverem aptos à ocupação das vagas serão convocados para ingressar nas turmas ainda este semestre. Confira a seguir todos os detalhes do certame. 

campus UFCG

Sistema de cotas 

Em 2021 o Sisu vai fazer a seleção dos candidatos para UFCG de duas formas. A primeira é aberta ao público geral, em que são ofertadas 1.568 vagas. Já a outra está reservada a pessoas de baixa renda per capta, com 1.592 oportunidades. 

Para concorrer no segundo grupo vai ser necessário comprovar a situação econômica e possuir registro ativo no Cadastro Único do Governo Federal para Programas Sociais (CadÚnico). 

As vagas estão distribuídas entre os sete campi da universidade, situados em Campina Grande, Cajazeiras, Cuité, Patos, Sousa, Pombal e Sumé. 

Passo a passo da inscrição 

Quem tiver feito a prova do Enem 2020 poderá fazer a inscrição para as vagas de graduação da UFCG do dia 6 ao dia 9 de abril. Para isso, abra o site do Sisu Ministério da Educação 

Lá, preencha os campos indicados com o mesmo login que utiliza para acessar a Página do Participante. O próximo passo é fornecer os dados requeridos. Informe, inclusive, para quais cursos deseja concorrer. Cada candidato pode sugerir no máximo duas opções.  

Divulgação do resultado 

O resultado da primeira chamada vai ser divulgado no dia 13 de abril, pela mesma página onde foi feita inscrição. Caso você tenha sido contemplado com uma vaga deverá encaminhar a documentação digitalizada para a matrícula no site da Comissão de Processos Vestibulares (Comprov) até 15 de abril.  

O candidato que não obedecer ao prazo, ou que não enviar a documentação de forma alguma, estará automaticamente desclassificado do processo seletivo.

Os demais deveres e direitos referentes ao ingresso na UFCG você pode conferir na íntegra do edital Sisu 2021.

Vagas remanescentes 

Se seu nome não constar na lista de aprovados do Sisu, mas ainda existir interesse em ingressar na universidade, não perca a esperança. Pois em todo o processo seletivo acontece de alguns candidatos desistirem do curso, ou não preencherem todos os requisitos necessários. Daí, essas vagas são colocadas à disposição mais uma vez. 

Por essa razão, a UFCG vai publicar uma lista de espera para as vagas remanescentes, que ficará no ar entre os dias 13 e 19 de abril. Mais uma vez cabe ao interessado se inscrever. O resultado dessa seleção está previsto para ser publicado em 26 de abril, também no site da Comprov. 

A convocação dos alunos selecionados por meio da lista de espera, a matrícula no curso, nas disciplinas, e a data de início das aulas são informações que devem ser passadas aos alunos em um novo edital, posteriormente. 

Leia também: Curso Gratuito EAD: Inscreva-se no Programa Mulheres Digitais até 20/3

Ludmila Catharina
Uma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Antes de atuar como redatora, participei dos programas de estágio do Ministério da Justiça, da Defensoria Pública do Distrito Federal e da Câmara dos Deputados. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em Comunicação Organizacional e Estratégias Digitais no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB).
Linkedin

Deixe seu comentário