SISU 2021: UFMT terá 4.951 vagas de graduação pelo sistema – Confira!

Os estudantes que esperam por uma oportunidade através do Sistema de Seleção Unificada (SISU), podem participar da seleção da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Ao todo, são disponibilizadas 4.951 vagas pelo Sisu referente o processo seletivo de ingresso para graduação presencial 2021.

Publicidade

Publicidade

estudantes em sala
UFMT abre 4.951 vagas pelo Sisu

Sisu x Enem

A seleção será feita a partir das notas que os candidatos obtiveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O resultado da prova foi divulgado no último dia 29.

É importante saber que as vagas são para acesso à universidade no primeiro e segundo semestre do ano letivo. O edital foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

Vale saber que, de acordo com a UFMT, as vagas são distribuídas entre ampla concorrência e ações afirmativas, conforme a lei 12.711/2012.

Publicidade

Publicidade

Sistema de cotas do Sisu

O Sisu segue a legislação de cotas para definir a quantidade de alunos para o processo seletivo.

Pela legislação, os candidatos são divididos entre:

  • Renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública;
  • Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
  • Candidatos independentemente da renda.

O Sisu também contempla candidatos que:

  • Candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas
  • Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
  • Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Saiba que as regras seguem o artigo 14, II, da portaria normativa nº 18/ 2012.

Como se inscrever para a UFMT?

Os candidatos que tenham interesse em cursar graduação presencial na UFMT, devem acessar o site do Sisu entre 6 e 9 de abril e se inscreverem nos cursos oferecidos pela instituição de ensino federal.

Os candidatos poderão conferir os resultados no dia 13 de abril.

Publicidade

Publicidade

A partir do dia 13, será iniciado o prazo para participar da lista de espera. As inscrições podem ser feitas até o dia 19 e a convocação será realizada pela UFMT, no dia 23 de abril.

As matrículas da primeira chamada regular podem ser feitas entre os dias 14 e 19 de abril.

É importante se atentar para a pré-matrícula, que deverá ser realizada completamente em modo on-line, de acordo com o edital da UFTM.

Já, os candidatos selecionados deverão acessar o Sistema de Gestão de Ingresso 2021, disponibilizado na Central de Ingresso, mediante dados fornecidos pelo Sisu, e encaminhar os documentos especificados no edital.

Resultado do Enem 2021 é divulgado

Publicidade

O suspense acabou: o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou na última segunda-feira (29), os resultados do Enem 2021.

Publicidade

Foram inscritos 5.893.369 candidatos para fazer a prova. Desse número, 2.795.369 compareceram nos dois dias de prova. Não compareceram em nenhum dia de aplicação 3.029.391 candidatos.

A redação foi a prova com a maior média geral: 588,74.

Obtiveram nota máxima em redação (1.000), 28 participantes. Cerca de 87.567 candidatos zeraram, sendo que a redação em branco foi o motivo com maior percentual (1,12%), seguido de fuga ao tema (0,93%) e cópia do texto motivador (0,46%), em um total de 2.723.583 redações corrigidas, de acordo com o site Diário de Cuiabá.

Publicidade

Publicidade

A prova objetiva com maior média geral foi a linguagens, códigos e suas tecnologias, com 523,98.

Já a prova de matemática e suas tecnologias, ficou com a média geral em 520,73, seguida de ciências humanas e suas tecnologias com 511,64, e ciências da natureza e suas tecnologias, com 490,39.

Para ter acesso às notas, os participantes devem acessar ao site do Enem.

Enem 2021 já é programado

De acordo com o presidente do Inep, Alexandre Lopes, a edição do Enem 2021 pode ocorrer entre novembro e dezembro. O planejamento mantém o cronograma da instituição.

Neste ano, segundo Lopes, a oferta digital será ampliada. Vale lembrar que o objetivo do Inep é fazer que o Enem seja uma prova totalmente virtual até 2026.

Bruna Santos
Jornalista com mais de 7 anos de experiência. Atuou como redatora em jornais impressos, sites especializados em moda e agências de comunicação em Mogi das Cruzes, São Paulo e Goiânia. Fez parte da equipe voluntários da ONG Trupe do Riso, cuidando das redes sociais da instituição. Além de colaboradora da WebGo Content, atua na Agência Conect, especializada em comunicação e marketing para profissionais da Saúde.
FacebookInstagramLinkedinWikipédia

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário