SISU 2021: IFMS oferta mil vagas pelo programa para o 2º semestre! Veja!

IFMS

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) anunciou que vai ofertar mil vagas para cursos de graduação por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU). As oportunidades serão disponibilizadas no decorrer do segundo semestre de 2021. 

O edital que trata da seleção já se encontra publicado. Segundo o documento, as vagas são para cursos de bacharelado e licenciatura, distribuídas entre os dez campi do IFMS. 

Publicidade

Publicidade

Conforme estabelece o SISU, só poderão concorrer às novas vagas aqueles que tiverem realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2020 e alcançado nota superior a zero, tanto na prova dissertativa quanto na de múltipla escolha. 

IFMS

Cursos disponíveis 

Muitas opções de cursos de ensino superior estão sendo ofertados pela IFMS por meio do SISU 2021. Confira a seguir quais são as áreas com possibilidade de matrícula: 

  • Agronomia; 
  • Alimentos; 
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas; 
  • Arquitetura e Urbanismo; 
  • Computação; 
  • Engenharia Civil; 
  • Engenharia Elétrica; 
  • Engenharia Mecânica; 
  • Engenharia de Pesca; 
  • Gestão do Agronegócio; 
  • Jogos Digitais; 
  • Química; 
  • Produção de Grãos; 
  • Processos Metalúrgicos; 
  • Redes de Computadores; 
  • Sistemas para Internet. 

Política de cotas

O edital do processo seletivo do IFMS determina que serão aplicadas políticas de cota racial. Dessa forma, em cada curso uma porcentagem de vagas deverá ser ocupada por candidatos autodeclarados negros, pardos, indígenas e/ou com deficiência. 

Publicidade

Publicidade

Pelo menos metade do número de oportunidades está reservada para estudantes egressos de escolas da rede pública. Desse total, 50% devem ser preenchidas por pessoas que comprovarem renda familiar per capta igual ou menor que um salário mínimo e meio. 

Todas essas medidas têm como finalidade possibilitar o acesso de pessoas em situação de vulnerabilidade social ao ensino superior. Para além disso, O IFMS informou que vai conceder bônus local aos candidatos que residirem próximo ao campus. 

O bônus local nada mais é que uma vantagem no processo seletivo. A pessoa contemplada tem a nota do Enem aumentada em 20% e pode subir algumas posições na fila para as vagas. Quem for apto ao benefício deve solicitá-lo durante a inscrição. 

Inscrições e resultado 

O prazo para se candidatar começa no dia 06 e termina em 09 de abril. A inscrição é gratuita e deve ser feita pela internet, no portal do SISU 2021. Para acessar use o login e a senha que foram cadastrados na página do participante Enem.

A expectativa é de que o resultado do processo seletivo seja divulgado no dia 13 de abril, pelo mesmo site onde é feita a inscrição. A partir dessa data os candidatos aprovados podem providenciar a documentação requerida para fazer a matrícula. 

No caso daqueles que forem convocados para vagas do sistema de cotas é necessário participar da banca de heteroidentificação, que está agendada para o dia 15 de abril. O IFMS vai repassar as informações de horário e local para cada candidato. 

Publicidade

Publicidade

Quem não comparecer ou tiver a autodeclaração racial contestada pela banda ficará sujeito à desclassificação do processo seletivo IFMS SISU 2021. 

Lista de espera 

Na hipótese de que alguns candidatos convocados não tenham todas as qualificações exigidas, ou que exista desistência do curso, as vagas remanescentes voltarão a ser disponibilizadas.

Desta vez, poderão participar da seleção até mesmo quem tiver feito as edições passadas do Enem, de 2018 para cá. 

Leia mais: Sisu 2021 segunda chamada – como funciona?

Ludmila CatharinaUma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Antes de atuar como redatora, participei dos programas de estágio do Ministério da Justiça, da Defensoria Pública do Distrito Federal e da Câmara dos Deputados. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em Comunicação Organizacional e Estratégias Digitais no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB).
Veja mais ›
Fechar