Substituições baratas para economizar no supermercado: carnes, grãos e higiene

Para ir às compras conseguindo economizar no supermercado, e ainda assim conseguir uma boa quantidade de alimentos é necessário considerar o quanto pode gastar, onde comprar e suas necessidades.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), houve um aumento de 15% no preço dos alimentos desde o início da pandemia. Contudo, quem compra regularmente tem a impressão de que o gasto é maior.

Publicidade

Publicidade

Se você sente que o dinheiro para as compras não está rendendo, continue a leitura deste artigo e confira as substituições que podem te ajudar a economizar no supermercado.

Como economizar no supermercado com lista de compras

Homem fazendo compras em um supermercado
Substituições baratas para economizar no supermercado (imagem: reprodução/site Veja)

É importantíssimo ter em mãos uma lista para se fazer compras em um supermercado, pois, com ela você gastará menos e conseguirá comprar mais.

Assim, tendo anotado tudo aquilo que tem a pretensão de comprar, evita-se a compra desnecessária, podendo dessa forma, ter acesso à escolha de produtos de qualidade.

Publicidade

Publicidade

Selecionamos abaixo a lista de compras para você economizar em seus gastos mensais. Confira:

1.      Respeite o seu orçamento

De início, a primeira medida a ser tomada para montar uma lista de compras é ter noção da quantidade de dinheiro que você pode utilizar.

Em vista disso, o ideal é ter controle organizacional do orçamento de suas contas mensais e com isso, definir o valor que será destinado às compras.

2.      Leve em consideração as refeições que faz diariamente

De forma rápida, planeje um esquema que contenha as refeições que costuma fazer no dia a dia.

Para isso, basta, por exemplo, analisar o quanto de arroz, feijão, verduras e complemento alimentar (carne) são consumidos por cada membro familiar.

Não é preciso calcular porções com precisão, mas ter uma noção do que você deve cozinhar nos próximos dias te dará uma estimativa do quanto vai ser preciso comprar.

3.      Comece listando os itens indispensáveis

Publicidade

Publicidade

Há produtos que não podem falta em uma lista de compras, como arroz, feijão, sabonete e papel higiênico, entre outros.

De forma geral, como cada pessoa tem suas particularidades, pegue um papel e comece a anotar, despretensiosamente, os itens que são tidos como prioridades para você.

4.      Inspecione seus armários

Como estamos atrás de economizar no supermercado, é fundamental também que você dê uma olhada nos produtos que tem em casa, veja o que está quase no fim e aquilo que não tem mais.

5.      Escolher a marca mais barata?

Assim que nos deparamos com produtos que são oferecidos por marcas mais baratas, dá para ficar em dúvida sobre qual deles levar. No entanto, às vezes, o barato pode sair caro.

Publicidade

Quando isso acontecer, o consumidor precisa se atentar à quantidade de produto que as embalagens têm e, também, na qualidade que oferecem.

Publicidade

6.      Saiba o valor do quilo

Começar a desenvolver o hábito de olhar as etiquetas dos produtos com atenção, vai te ajudar a economizar no supermercado. Isto, porque, além de mostrarem o preço do produto, as etiquetas apresentam o valor do quilo do alimento.

Estar ciente do quilo, você conseguirá decidir se vale mais a pena comprar dois pacotes de 250 gramas de certo produto ou 500 gramas, por exemplo.

7.      Tenha mais de uma alternativa

Imagine que na lista que fez você, incluiu também certo tipo de carne, no entanto, assim que vai olhar o preço, toma um susto. Logo, tem que pôr em ação o plano ‘B’.

Publicidade

Publicidade

Dessa forma, considere algumas substituições no momento em que estiver planejando a lista, como:

  • Substituir carne vermelha por carne de frango;
  • Peças de frango cortadas e congeladas pelo pacote congelado tradicional;
  • Substitua carnes por ovos;
  • Troque legumes e verduras embaladas pela venda a quilo;
  • Marcas mais conhecidas por marcas do supermercado ou pelas da região.

8.      Não vá ao supermercado com fome

Para o nutricionista Gustavo Soares, se a pessoa quer economizar no supermercado, ela não deve ir às compras com fome. Porque, caso esteja alimentado, você vai conseguir resistir à tentação de comprar um produto que dá água na boca (mas que é caro) e assim, comprar o que realmente está na lista.

Fonte: Dindim por Dindim

Paulo Victor Silva
Estudante do curso de Jornalismo pela UFES. Dono de uma mente inquieta e curiosa. Além disso, é amante de leitura e apaixonado por música.
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário