Cartão de crédito: Veja como é possível negociar a taxa de anuidade!

Altas taxas de anuidade são cobradas para a utilização de cartões de crédito. Saiba como negociar ou recorrer aos modelos com isenção de cobranças.

Cartão de crédito

O cartão de crédito é comumente utilizado pelos cidadãos para a realização de compras de diferentes naturezas.





O recurso apresenta diversas facilidades, especialmente a troca do dinheiro em espécie pelo próprio cartão e a compra de produtos na modalidade de crédito.

ilustração de mão segurando cartões de crédito
Saiba como negociar as taxas de anuidade do cartão de crédito

Contudo, a maioria dos serviços disponibilizados por meio da utilização do cartão de crédito cobram uma taxa de anuidade aplicada por 95% das instituições financeiras.

Além disso, cerca de 74% dessas instituições aplicam valores entre R$101 a R$1000 por ano pelo uso do cartão de crédito.





Taxa de anuidade

Apesar de ser aplicada em valores consideráveis, a taxa de anuidade não é proibida e geralmente é cobrada de forma automática na fatura do cartão de crédito.

Justamente por isso, muitas pessoas não sabem que realizam o pagamento dessa taxa e, muito menos, que podem negociar tais valores.

Vale lembrar que a taxa de anuidade é uma cobrança realizada pela instituição financeira responsável pelo cartão de crédito e pode ser aplicada de diferentes formas.

Classificações

Como podem observar a taxa de anuidade é cobrada pela maioria dos bancos no Brasil e cada um deles aplica seus próprios valores sobre a utilização do cartão de crédito.

De modo geral, a definição dos valores cobrados nas taxas de anuidade é determinada de acordo com os serviços oferecidos pelo próprio cartão.

As principais diferenças em relação ao valor das taxas de anuidade são determinadas de acordo com as classificações dos cartões que costumam ser:

  • Simples;
  • Gold;
  • Platinum;
  • Grafite;
  • Personalité;
  • Black.




Características como o limite disponível para o gasto, os benefícios oferecidos pelo cartão de crédito e a própria determinação do banco responsável pela emissão do método de pagamento respaldam o valor das taxas de anuidade.

Anuidades

Além das características mencionadas anteriormente as próprias definições de anuidade podem ser diferentes de acordo com a aplicação dos bancos. Veja!

  • Anuidade Convencional: geralmente é cobrada à vista ou em poucas parcelas para cartões com planos básicos;
  • Anuidade Diferenciada: geralmente é cobrada mensalmente diretamente na fatura do cartão de crédito de cartões com planos básicos e médios.
  • Anuidade Dependente: geralmente é cobrada quando o cartão de crédito é utilizado por outra pessoa.

Vale reforçar que a principal diferença entre eles é o próprio conhecimento do cliente perante a aplicação da taxa, pois uns deixam transparente e outros não.

Como negociar

Agora que você já sabe como a taxa de anuidade é aplicada aos cartões de crédito, bem como os possíveis valores e diferenças de classificações, é possível solicitar a negociação das cobranças diretamente com as instituições financeiras.



Para isso, basta fazer uma ligação para o banco, contatar por aplicativo ou ir até a agência bancária mais perto da sua casa.



De modo geral as instituições aceitam as negociações devido ao aumento de bancos e fintechs digitais que não cobram taxas de anuidade ou que possuem valores significativamente baixos.

Isenção de taxa

Assim como informado anteriormente, as fintechs e bancos digitais muitas – que estão em alta no mercado – muitas vezes não cobram a taxa de anuidade ou possuem valores reduzidos perante as tradicionais instituições financeiras.

Se por acaso o processo de negociação das taxas de anuidade não for efetivo ou não atender às necessidades dos clientes, a melhor opção é recorrer ao cartão de crédito de quem não cobra nada por isso.





Nesse caso, fazer uma pesquisa no mercado é fundamental para conhecer esses bancos digitais e fintechs e saber qual se adequa mais aos seus planos financeiros. Alguns dos mais conhecidos são:

  • Cartão Méliuz;
  • Cartão C6;
  • Next;
  • Credicard Zero;
  • Original;
  • Nubank;
  • Neon;
  • Entre outros.

No entanto, é necessário verificar se os bancos não cobram valores para outros serviços que possam não compensar a troca de cartão de crédito.

Julia de Paula
Julia é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e, no momento, atua como redatora para o portal NoDetalhe. Ao longo da carreira, a jornalista tem se especializado em produção de conteúdo otimizado para motores de busca e conversão, além de gerenciamento de mídias sociais e marketing digital.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário