Taxa de juros do crédito consignado do INSS pode subir em junho

Muitas pessoas usam diariamente o famoso crédito consignado do INSS, destinado para aqueles que são pensionistas, aposentados ou afastados das diversas formas existentes dentro da previdência social.

Segundo especialistas, as taxas de juros dos créditos consignados do INSS sofrerão com um aumento, por isso, se você quer ficar por dentro e já saber o que esperar, principalmente se é usuário dessa modalidade, continue acompanhando.

Publicidade

Publicidade

Fique por dentro e saiba tudo sobre esse assunto.

Taxa de juros do crédito consignado INSS pode subir

Taxa de juros do crédito consignado INSS pode subir

Uma das modalidades de empréstimo mais conhecidas é o crédito consignado, sendo que essa em específico possui seus valores de parcelas diretamente debitadas na folha de pagamento das pessoas físicas, o que é seguro para o banco e para o indivíduo.

O crédito consignado possui uma margem, em outras palavras, um valor máximo do qual pode ser descontado como forma de pagamento dentro da parcela de empréstimo, o que é importante que o usuário saiba, para não sofrer com surpresas inesperadas.

Publicidade

Publicidade

No atual momento, esse limite é o máximo de 35%, dessa forma, o limite máximo que o banco ou instituição financeira pode descontar diretamente do seu salário é de 35%.

Ou seja, se você ganha R$1 mil e tem um empréstimo nessa modalidade, poderá ter a redução de R$350, legalizado pelos termos do serviço, portanto, tenha atenção!

Como funciona a margem do crédito consignado de 2021?

Conforme mencionado antes, essa margem de crédito consignado é normalmente definida no valor de 25%, mas, existem certas cobranças para esse valor, onde 30% dessa porcentagem é destinado para a solicitação específica do empréstimo, enquanto 5% é para o uso do cartão de crédito consignado com a conta.

Mas, no dia 31 de março deste ano, entrou em vigor a MP1.006/2020, onde foi responsável pelo aumento da margem de 35% para a taxa de 35%, o que aumentou a margem de crédito consignável para aquelas pessoas que são pensionistas ou aposentados via INSS, portanto, é preciso ter mais atenção nesse processo!

É importante ressaltar que essa medida fica disponível somente até o dia 31 de dezembro do ano de 2021, sendo que depois disso, a margem do crédito retornará a ser de 35%.

Existe a possibilidade de subir sempre para 45%?

Sim, essa possibilidade existe e está sendo avaliada na Câmara dos Deputados, por meio de um Projeto de Lei, do qual ainda não se tem previsão ou resposta certa sobre o mesmo.

Publicidade

Publicidade

No momento, esse Projeto é o 1973/20, sendo que seu autor é o deputado federal Alexandre Leite (DEM-SP), onde seu principal objetivo é esse aumento de 10%, passando de 35% para 45%.

Conforme já declarado pelo próprio autor do projeto, o crédito consignado muitas vezes é a única forma financeira que as pessoas possuem para conseguir custear suas despesas, garantindo assim sua sobrevivência.

Esse texto também possui o acréscimo um artigo da Lei 13.979/20, do qual faz a regulamentação para lidar com a pandemia no Brasil, sendo que a apresentação dessa proposta aconteceu logo depois que o Congresso Nacional tinha reconhecido, por meio do decreto legislativo, a necessidade e emergência da saúde público, não somente em âmbito nacional, mas também internacional.

Esse projeto pode ser concluído, sendo que ainda será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família, os Direitos da Pessoa Idosa, por parte das Finanças e Tributação, da Constituição e Justiça, e por fim, pela Cidadania.

Como funciona o crédito consignado?

Publicidade

Modalidade da qual é destinada apenas para as pessoas que são aposentadas, pensionistas do INSS ou demais possibilidades que recebem um valor diretamente pelo serviço, ela foi criada para conseguir melhorar e ampliar as possibilidades de empréstimos para os mesmos.

Publicidade

Isso acontece porque o banco ou instituição financeira que fizer a aprovação do mesmo, tem a plena certeza de que irá receber o valor, adquirido por demais direitos do indivíduo e trabalhador.

Assim, é possível criar várias contas e realizar empréstimos para objetivos específicos, o que é uma grande vantagem para ambos os lados.

Continue acompanhando nosso site para receber esta e demais informações importantes sobre como funciona o processo desse empréstimo e tantos outros existentes.

Publicidade

Publicidade

Aqui as notícias são atualizadas diariamente, o que pode ser uma ótima opção para quem gosta de se manter informado.

Jornalista formada pela PUCPR viciada em música de todos os tipos, livros e séries. Mestre em curiosidades inúteis, está sempre procurando fugir da rotina.

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário