Leilão de veículos: TJPR leiloa 66 veículos dia 25/5 – Veja informações

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) realizará nesta terça-feira (25), às 9h, o leilão de automóveis virtual de 66 veículos.

Dos veículos leiloados, quatro foram utilizados exclusivamente pelo TJPR e 28 são de transporte institucional, usados para deslocamento de Desembargadores.

Publicidade

Publicidade

Os demais veículos são de serviços, usados para transporte de servidores, estagiários e carga, sendo cinco caminhões, onze automóveis de carga leve e dezoito de passeio.

homem selecionando desenho de veículo em tela touchscreen
Tribunal de Justiça do Paraná realiza leilão de veículos

Leilão de automóveis

O veículo mais antigo é um caminhão Mercedes-Benz 1985 e os mais novos são modelos Renault Logan, de 2016.

E o veículo com menor avaliação é um Fiat Uno, com lance inicial de R$ 3.463,05. Todos os veículos estão com o licenciamento 2021 pago.

Publicidade

Publicidade

Os interessados em conhecer os veículos podem ver as fotos e características de cada modelo no site do leiloeiro.

No entanto, quem quiser conhecer os veículos de forma presencial, precisa agendar dia e horário pelo telefone (11) 3200-2805, entre 10h e 19h, de segunda a sexta-feira.

Os interessados em participar devem credenciar previamente, conforme as instruções descritas no edital, podendo realizar ofertas prévias de lances.

Vale saber que os veículos serão vendidos à vista para aqueles que oferecem o maior lance durante o leilão.

Para ver o edital do leilão de automóveis virtual, clique aqui.

Leilão de automóveis: como funciona?

Existem dois principais tipos de leilões, o judicial e o extrajudicial.

Publicidade

Publicidade

O leilão judicial acontece sempre que o produto está envolvido em um processo judicial, seja municipal, estadual ou federal.

Neste caso, o dinheiro recebido pelo lance é usado para quitar a dívida que o proprietário possuía. Entenda:

Se um empresário sofre um processo trabalhista e é condenado a pagar, mas não tem todo o dinheiro, a justiça determina que seus bens sejam vendidos ou levados a leilão.

Já o leilão extrajudicial não tem relação com a justiça, isso significa que ele acontece com a autorização do dono do bem ou por um terceiro pautado em lei.

Publicidade

Neste caso, o banco leiloa um imóvel, pois o cliente não honra com as dívidas do financiamento e se torna inadimplente, por exemplo.

Publicidade

Os leilões da Receita Federal são oferecidos lotes de produtos apreendidos, frutos da fiscalização do órgão em alfândegas.

Nos dois casos, os agentes participantes do processo são os mesmos: o comitente vendedor, arrematante e o leiloeiro.

É importante saber que tanto o vendedor como o arrematante podem ser pessoas jurídicas ou físicas. No entanto, o leiloeiro só pode ser pessoa física.

Publicidade

Publicidade

Isso porque esse profissional deve ser contratado pelo vendedor e é responsável por administrar o leilão e isso inclui a divulgação, catalogação, armazenamento e tudo o que for preciso para ajudar na realização do evento.

Quais são os cuidados ao adquirir um veículo pelo leilão?

Em entrevista para a InfoMoney, o doutor em economia e professor de economia da PUC-PR, Rodolfo Coelho Prates, explica que qualquer pessoa pode participar de leilões, mas é preciso ter cautela.

“As pessoas que nunca compraram em leilão devem estudar o processo para entender que estão assumindo alguns riscos e se preparar o máximo possível para evitar prejuízos”, afirma.

Veja essas dicas que precisam ser seguidas para um arrematante de sucesso:

Ler o edital: ele é o principal documento de um leilão. Nele é possível encontrar todas as condições de venda, data, horário, preços e informações sobre o que está sendo leiloado.

Visitar o item presencialmente: esse passo é importante para você conhecer o veículo e saber suas condições reais, como se o pneu está careca e se a lataria está boa, por exemplo.

Faça uma pesquisa de preço: a pesquisa de mercado é essencial para definir o valor máximo que você está disposto a pagar pelo veículo.

Fonte: InfoMoney

Jornalista com mais de 7 anos de experiência. Atuou como redatora em jornais impressos, sites especializados em moda e agências de comunicação em Mogi das Cruzes, São Paulo e Goiânia. Fez parte da equipe voluntários da ONG Trupe do Riso, cuidando das redes sociais da instituição. Além de colaboradora da WebGo Content, atua na Agência Conect, especializada em comunicação e marketing para profissionais da Saúde.
FacebookInstagramLinkedinWikipédia

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário