Carteira de Trabalho Digital: Como funciona? Serviços, Funções e Login

O aplicativo Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) Digital é a versão informatizada do documento em papel que você provavelmente já conhece. Desde que a ferramenta foi implementada, em 2017, tem facilitado a vida de muitos trabalhadores.  

Até agora já são mais de 303 milhões de acessos ao aplicativo. No entanto, tudo indica que foi a chegada da pandemia de Covid-19 que o tornou popular, pois só ano passado foram registradas pelo menos 270 milhões de visitas. 

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A versão digital da Carteira de Trabalho é emitida a partir do CPF do cidadão. Sendo assim, qualquer um pode solicitar. É considerada um documento muito importante, pois é a partir dela que as empresas formalizam a contratação dos trabalhadores. 

Quem é usuário do aplicativo tem, entre outras vantagens, a opção de não portar o documento físico o tempo todo, já que hoje em dia a versão digital é igualmente aceita em todos os lugares.  

Carteira de Trabalho Digital

No caso de pessoas que estão à procura do primeiro emprego, a única alternativa é carteira digital, uma vez que a versão impressa deixou de ser produzida, a critério do Ministério da Economia – que assumiu as funções do Ministério do Trabalho durante a gestão do governo atual. 

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A Carteira de Trabalho Digital significa mais praticidade e informação na palma da sua mão. Ficou interessado? Confira abaixo como ela funciona, quais são as funções disponíveis e como obter. 

Quais as funções do aplicativo?

O aplicativo permite que o usuário visualize todas as informações acerca de seu histórico trabalhista e fique ciente dos recebimentos provenientes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), tal como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). 

Com a Carteira de Trabalho Digital instalada no seu celular também dá para solicitar o benefício do Seguro Desemprego. Aliás, esse é o serviço que mais tem sido utilizado, pois dispensa a necessidade de a pessoa se deslocar até uma unidade da agência do trabalho. 

É possível ainda acompanhar os novos valores lançados na conta e as datas previstas para o pagamento do abono salarial. O contracheque que fica disponível na plataforma permite ao trabalhador, inclusive, saber qual a quantia que vem sendo repassada para as contribuições ao INSS. 

Como fazer o login?

A Carteira de Trabalho Digital está disponível para download em todas as lojas de aplicativos para smartphone, seja ele iOS ou Android. O acesso é gratuito. 

Depois que obter a ferramenta em seu celular, será necessário realizar um cadastro com dados pessoais, como nome, sobrenome, número de CPF, Número de Identificação Social (NIS) e a data de nascimento. 

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Feito isso, basta criar uma senha para sua conta. Lembre-se de memorizar ou anotar essa combinação em algum lugar, você vai precisar dela toda vez que quiser acessar as informações do aplicativo. 

Se ficou com alguma dúvida sobre o acesso à Carteira de Trabalho Digital, veja o tutorial para uso do aplicativo criado pelo Ministério da Economia clicando aqui. Outra opção é entrar em contato com Central Alô Trabalho, pelo número 158. O horário de atendimento vai das 7h às 19h. 

Leia também – INSS 2021: saiba as regras que serão alteradas a partir deste ano

Uma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Antes de atuar como redatora, participei dos programas de estágio do Ministério da Justiça, da Defensoria Pública do Distrito Federal e da Câmara dos Deputados. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em Comunicação Organizacional e Estratégias Digitais no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB).
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