UEPG tem inscrições abertas para vestibular até dia 29 de julho
A Universidade Estadual de Ponta Grossa, localizada no estado do Paraná, anunciou a abertura das inscrições para o Vestibular de Primavera 2021.
Por conta da pandemia do novo coronavírus, a UEPG modificou o nome dos processos seletivos passando o Vestibular de Inverno para Vestibular de Primavera e o Vestibular de Verão para Vestibular de Outono.
Inscrição
Os interessados em se inscrever devem realizar o procedimento pela internet até o dia 29 de julho.
Vale reforçar que a inscrição só será válida se o candidato estiver de acordo com as recomendações indicadas no Manual do Candidato.
Além disso, é necessário efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$157 até a data do vencimento.
O boleto pode ser impresso a partir do site, mas também será encaminhada uma versão digital para o e-mail cadastrado na inscrição.

Em relação a taxa de inscrição, candidatos solicitaram a isenção e redução do valor e as aprovações podem ser consultadas no link disponível no final do artigo.
É importante dizer que tais isenções foram atribuídas a candidatos que não possuíam curso superior concluído, em andamento ou trancado e indicaram carência socioeconômica com inscrição no CadÚnico.
A redução do valor total da taxa de inscrição foi oferecida aos cônjuges e dependentes legais dos servidores efetivos da instituição.
Cursos
Entre as áreas de ensino oferecidas pela UEPG por meio de cursos estão as ciências exatas e naturais, ciências agrárias e de tecnologia, ciências biológicas e da saúde, ciências sociais aplicadas, ciências humanas, letras e artes e ciências jurídicas.
Entre os cursos disponíveis no vestibular estão:
- Física;
- Geografia;
- Matemática;
- Química;
- Agronomia;
- Engenharia Civil;
- Engenharia de Alimentos;
- Engenharia de Computação;
- Engenharia de Materiais;
- Engenharia de Software;
- Zootecnia;
- Ciências Biológicas;
- Educação Física;
- Enfermagem;
- Farmácia;
- Medicina;
- Odontologia;
- Administração
- Ciências Contábeis;
- Ciências Econômicas;
- Jornalismo;
- Serviço Social;
- Turismo;
- História;
- Letras;
- Pedagogia;
- Direito.
Para os cursos oferecidos pela instituição, cerca de 725 vagas são divididas entre ampla concorrência, estudantes oriundos de escolas públicas e candidatos negros.
Provas
O processo seletivo para o vestibular da UEPG divulgará no dia 26 de agosto o Edital contendo os locais de provas no site da própria instituição.
É fundamental ficar atento, pois é responsabilidade do candidato verificar o número da inscrição, o número da turma e o local onde a prova será realizada.
O exame será constituído por três etapas, sendo elas:
- Prova vocacionada;
- Prova de conhecimentos gerais;
- Redação.
Na prova vocacionada os candidatos deverão responder cerca de 45 questões separadas por disciplina com base no curso escolhido. Para isso, o tempo do exame será de 3 horas.
A prova de Conhecimentos Gerais será igual para todos e incluirá 60 questões, além de de língua estrangeira, como espanhol, francês ou inglês.
Já a redação tomará um total de 4 horas de prova, de modo que os candidatos produzam uma redação com temática específica.
Pandemia
É importante dizer que juntamente com a divulgação do Edital para a realização do exame, a instituição anunciará o Protocolo de Biossegurança informando sobre as medidas aplicadas antes, durante e após a realização das provas a fim de prevenir o contágio da Covid-19.
Também é válido mencionar que as datas determinadas no Manual do Candidato relacionadas ao vestibular poderão ser alteradas a qualquer momento com base nas determinações do governo federal sobre a pandemia.
Até então, as atividades letivas dos cursos serão parcialmente presenciais e remotas para assegurar a consecução do calendário acadêmico e os objetivos da aprendizagem.
Resultado
O resultado do processo seletivo para o vestibular da UEPG será realizado até o dia 26 de outubro.
A UEPG deixa claro que não se compromete em avisar os candidatos convocados para o registro acadêmico, bem como para a efetivação da matrícula.
Nesse caso, a responsabilidade de consulta fica por parte do próprio candidato ou de seu representante.
Para mais informações acesse o site da UEPG ou consulte o Manual do Candidato.
Fonte: Brasil Escola
Deixe seu comentário