Vacina da Gripe: quem deve tomar e calendário de imunização dos estados

O Ministério da Saúde autorizou os estados e municípios a ampliarem a vacina da gripe para outras pessoas, fora do grupo chamado prioritário. 

Isso quer dizer que, agora, todos poderão de vacinar contra a influenza, mas devem respeitar os cronogramas de cada cidade. 

Publicidade

Publicidade

Veja aqui todas as informações sobre a vacinação da gripe. Veja também se quem tomou a vacina contra Covid-19 também pode se imunizar contra a influenza.

Vacina da Gripe: quem deve tomar e calendário de imunização dos estados
Vacina da Gripe: quem deve tomar e calendário de imunização dos estados.

 

Vacina da Gripe: Ministério expande aplicação

O Ministério da Saúde divulgou uma nota recomendando aos representantes municipais (prefeitos e secretários de saúde) a ampliar a vacinação e organizar a melhor forma de imunizar a população. O foco agora vacinar pessoas a partir de 6 anos de idade.

Publicidade

Publicidade

Campanhas de imunização são prioridade do Ministério da Saúde e resolvemos ampliar a vacinação contra a Influenza para todos os grupos. O nosso objetivo é reduzir os casos graves de gripe que também pressionam o nosso sistema de saúde, afirma o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em nota. 

Ainda de acordo com o ministério, cerca de 34,2 milhões dos 79 milhões de brasileiros que integram os grupos prioritários já foram vacinados contra a gripe este ano, o que representa cerca de 42% do público-alvo. 

Vale ressaltar que a campanha, para os segmentos prioritários, está prevista para continuar até o próximo dia 9.

Quais são os grupos prioritários para vacina da gripe

Os grupos prioritários, são:

  • Pessoas acima dos 60 anos
  • Professores
  • Crianças de seis meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto)
  • Povos indígenas
  • Trabalhadores da saúde
  • Pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais
  • Pessoas com deficiência permanente
  • Caminhoneiros
  • Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, urbano e de longo curso
  • Trabalhadores portuários
  • Membros das forças de segurança e salvamento
  • Forças Armadas
  • Funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade.

Qual o cronograma de vacinação para a minha cidade? 

Como dito, a vacinação foi ampliada para além dos grupos prioritários descritos acima. Então, qualquer pessoa, acima de 6 anos de idade, com comorbidades ou não, pode se vacinar. 

O Ministério da Saúde recomenda que os interessados fiquem atentos aos cronogramas divulgados pelas prefeituras e/ou secretarias municipais de saúde. Ou seja, será necessário visitar o site da sua prefeitura para acompanhar a data e local previsto para vacinação. 

Para se vacinar, basta comparecer no local de votação portando a caderneta de vacinação e um documento com foto. 

Publicidade

Publicidade

Caso a pessoa não possua ou não encontre sua caderneta de vacinação, os profissionais de saúde farão uma nova.

Tomei a vacina da Covid-19, posso me vacinar contra a gripe?

Essa é a pergunta que quase todos estão se fazendo. Mas, fique tranquilo, é possível tomar às duas vacinas. 

Porém, o ministério recomenda que quem está prestes a ser vacinado contra a covid-19 tome primeiramente o imunizante contra o novo coronavírus. Depois, é necessário esperar por no mínimo 14 dias para se vacinar contra a gripe.

Além disso, o Ministério lembra que é importante reforçar a necessidade da vacinação principalmente neste início de inverno, pois as baixas temperaturas costumam aumentar a incidência de doenças respiratórias. 

Importante

Publicidade

Pessoas com suspeita de Covid-19 ou sintomas de outras infecções precisam adiar a vacina da gripe. A medida serve para minimizar o risco de disseminar a doença e para evitar confusão de sintomas. 

Publicidade

Amanda Lino
Jornalista com mais de 8 anos de experiência. Trabalhou como redatora, repórter e produtora na emissora Nossa Rádio FM e produtora na Metropolitana AM, depois foi diretora-geral do conhecido podcast Mamilos, passou por algumas agências de São Paulo e Rio de Janeiro e agora, além de colaboradora da WebGo Content, é Copy Content na In House da divisão agrícola da Bayer e Host/Criadora do podcast "Me Empresta Seus Óculos".
InstagramLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário