Vacinação contra covid-19 no Rio de Janeiro: confira o calendário

Homens de 39 anos já podem ir aos postos de saúde, a partir desta terça-feira (13), para tomar a vacina contra a covid-19 no Rio de Janeiro. A semana começou com a vacinação de mulheres com 39 anos e repescagem para pessoas com deficiência, na segunda-feira (12).

A segunda dose da vacina contra a covid-19 no Rio de Janeiro está sendo aplicada de acordo com o prazo estipulado no comprovante de imunização. A recomendação da Secretaria Municipal de Saúde é que as pessoas vão até os postos de vacinação a partir das 10h, pois é neste horário que as unidades estão mais vazias. 

Publicidade

Publicidade

Mais de 3,3 milhões de pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 e 1,1 milhões já realizaram a segunda aplicação do imunizante. Além disso, 133 mil pessoas já receberam a dose única no Rio de Janeiro. 

vacina contra a covid-19 no rio de janeiro

Documentos para a vacinação contra a covid-19

Se você mora no Rio de Janeiro e chegou a sua vez de se vacinar contra a covid-19, não se esqueça de levar todos os documentos necessários. Entre eles, estão:

  • RG ou CNH;
  • CPF;
  • Caderneta de vacinação.

Caso você seja uma pessoa com deficiência, é preciso levar também um comprovante de elegibilidade, que está disponível no site da campanha de vacinação. Mas se você vai realizar a segunda aplicação do imunizante, além dos documentos já citados, é necessário levar o comprovante de realização da primeira dose.

Publicidade

Publicidade

Trabalhadores da Educação e da Saúde

Na hora de se vacinar, os trabalhadores da Educação devem apresentar todos os documentos citados anteriormente, além de um contracheque ou declaração das instituições educacionais ou redes de ensino público ou privado da cidade do Rio.

Já os profissionais da Saúde devem estar na ativa e apresentar os três últimos contracheques comprovando vínculo com a profissão e local de trabalho, ou declaração assinada do estabelecimento em que atuam, que ficará retida na unidade de saúde. Cuidadores de idosos devem apresentar carteira de trabalho ou contrato de serviço informando emprego doméstico, desde que apresentem outro documento que comprove a função, como certificado do curso de cuidador de idosos.

Grupos prioritários

Existem grupos que têm prioridade para receber a vacina contra a covid-19 no Rio de Janeiro. São eles: pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, lactantes e pessoas com deficiência permanente. Clique aqui para saber quais são as comorbidades incluídas como prioritárias para a imunização contra a covid-19.

Segundo orientação do Ministério da Saúde, gestantes e puérperas – com e sem comorbidades – receberão apenas as vacinas da Pfizer e CoronaVac, conforme disponibilidade dos imunizantes nas unidades.

É necessário que este grupo apresente laudo médico justificando a recomendação e avaliação da relação risco-benefício para a vacinação, além da assinatura do termo de esclarecimento.

As lactantes podem se vacinar independentemente da idade do bebê. Mas para serem vacinadas, elas precisam apresentar indicação do profissional de saúde que realiza o acompanhamento da criança desde o nascimento.

Calendário de vacinação contra a covid-19 no RJ

Publicidade

Publicidade

Veja abaixo quem terá direito a se vacinar contra a covid esta semana no RJ:

  • 13/07 – Homens de 39 anos;
  • 14/07 – Mulheres de 38 anos;
  • 15/07 – Homens de 38 anos;
  • 16/07 – Mulheres de 37 anos;
  • 17/07 – Homens de 37 anos.

Gestantes, lactantes e puérperas poderão se vacinar nesta quarta-feira (14). A repescagem para pessoas com deficiência segue até sábado (17).

Locais de vacinação no Rio de Janeiro

A Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro divulgou um card com informações sobre os postos de vacinação, dias e horários de funcionamento. Confira na imagem abaixo:

Agora que você já sabe como está funcionando a vacinação contra a covid-19 no Rio de Janeiro, não deixe de comparecer ao posto de saúde mais próximo para se imunizar quando chegar a sua hora!

Publicidade

*Com informações da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro.

Publicidade

Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS. Repórter, apresentadora, roteirista e redatora, com experiência em rádio, televisão e online.
FacebookInstagramLinkedinWikipédia

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário