Distrito Federal pretende ampliar vacinação da covid para faixa etária de 37 a 49 anos sem agendamento a partir do dia 26 de julho

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES) informou que está aguardando a entrega de 92,2 mil doses de imunizantes contra a Covid-19 até a próxima quinta-feira, dia 20 de julho. A partir daí, será possível ampliar a faixa etária de vacinação para pessoas com idade de 37 a 49 anos.  

A data de início das aplicações ainda não foi confirmada. No entanto, expectativa é de poder começar no dia 26 de julho, após ser feito o descarregamento e a distribuição dos imunizantes nos postos de saúde. De acordo com o governo do DF, o novo grupo será dispensado de agendamento.  

Publicidade

Publicidade

“Vamos esperar que as doses cheguem no Distrito Federal. Mas, em princípio, será possível baixar para 37 anos. Serão vacinadas sem o agendamento em todos os postos de vacinação”, declarou o chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha. 

Por hora, as doses em estoque estão reservadas para pessoas de 40 a 49 anos que fizeram o agendamento na semana passada.  Fonte: Google Imagens

Número de pessoas imunizadas até agora 

O ritmo da imunização para a Covid-19 no DF está a passos lentos. Apesar de se tratar da capital do país, não tem sido referência no cronograma de vacinação. Apenas 39,29% da população local teve acesso à primeira dose. 

Nesta corrida contra a doença, outras partes do país se destacam bem mais, como São Paulo e Rio Grande do Sul, onde respectivamente 50,73% e 49,22% da população já recebeu pelo menos uma das doses recomendadas. 

Publicidade

Publicidade

Pontos de vacinação para quem não fizer o agendamento 

Conforme a declaração do chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, todos os postos de vacinação do DF estarão aptos a administrar os imunizantes nas pessoas com idade entre 37 e 49 anos, assim que as novas doses forem entregues. O cidadão só precisará se dirigir ao posto de saúde mais próximo de sua residência. 

Para se vacinar é necessário levar consigo um documento de identificação oficial, em que conste foto e CPF (Cadastro de Pessoa Física), e um comprovante de residência emitido nos últimos três meses. Também é aconselhável apresentar a caderneta de vacinação, caso possua. 

É preciso alertar, no entanto, que continua sendo impossível escolher a marca do laboratório fabricante. Quem se recusar a tomar a vacina disponível no posto estará assumindo o risco de perder a vez. 

Saiba das atualizações no calendário 

O calendário de vacinação do Distrito Federal é de responsabilidade da Secretaria de Saúde, que costuma divulgar as atualizações por meio do site. Lá você pode acompanhar em tempo real o surgimento de novas vagas para a vacinação.

Hoje (20), porém, o site da instituição está informando que não existem doses disponíveis para novas aplicações. Apenas quem já tinha marcado na semana passada poderá estar recebendo a vacina agora. 

Fontes: G1 e Correio Braziliense. 

Publicidade

Publicidade

Assuntos que podem te interessar: 

Ludmila Catharina
Uma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Antes de atuar como redatora, participei dos programas de estágio do Ministério da Justiça, da Defensoria Pública do Distrito Federal e da Câmara dos Deputados. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em Comunicação Organizacional e Estratégias Digitais no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB).
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário