Cursos gratuitos SENAI ES: vagas abertas para o segmento industrial

Homem mexendo no notebook
É sempre bom adquirir mais conhecimentos (Imagem: Reprodução/site SENAIS ES)

Agora, com os cursos gratuitos SENAI ES, os capixabas podem ampliar as oportunidades no mercado de trabalho e aumentar a produtividade.

Isso vai ser possível porque o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) vai abrir milhares de vagas em cursos para o âmbito industrial.

Publicidade

Publicidade

Quer saber mais sobre o assunto? Preparamos um post para que você fique por dentro das capacitações do SENAI ES! Saiba mais a seguir.

Missão dos cursos gratuitos SENAI ES

Homem mexendo no notebook
É sempre bom adquirir mais conhecimentos (Imagem: Reprodução/site SENAIS ES)

O SENAI visa incrementar a produção dos trabalhadores industriais, bem como dar qualificação aos profissionais que se encontram desempregados, para que eles consigam retornar para o mercado de trabalho.

Essa iniciativa é uma extensão do Programa Emprega Mais em associação com o Ministério da Economia e o SENAI ES, cujo objetivo é o de qualificar, inserir e conectar os profissionais às demandas do setor produtivo.

Publicidade

Publicidade

Como vai funcionar?

A ideia é fazer com que os profissionais fiquem qualificados a ponto de corresponderem às necessidades das empresas do segmento industrial.

No Espírito Santo, vai ser empregada uma ferramenta que tem a função de ofertar cursos tendo como base as demandas das empresas, é a modalidade chamada Voucher Empresarial.

Como será a aplicação do voucher?

As organizações que tiverem interesse vão adotar os vouchers, que se transformarão em cursos gratuitos direcionados às pessoas empregadas e desempregadas.

Vale ressaltar que esses vouchers têm um prazo de até 72 horas para serem utilizados e serão subdivididos em duas modalidades:

  • Voucher Requalifica” — tem como intuito a requalificação profissional assim como aperfeiçoar as habilidades no ofício dos empregados;
  • Voucher Novo Emprego” — tem o objetivo de aumentar a empregabilidade dos profissionais desempregados com cursos voltados para a qualificação profissional.

Quem pode participar dos cursos gratuitos SENAI ES?

Independentes dos seus portes podem participar todas as empresas. No entanto, há restrições para alguns modelos de organizações.

Nesse contexto, as microempresas que possuem no máximo 19 funcionários; as pequenas empresas que têm até 99 funcionários e as médias empresas compostas com até 499 funcionários, só podem aderir ao “Voucher Novo Emprego”.

Publicidade

Publicidade

A respeito disso, é importante destacar que cada empresa do setor industrial é limitada a uma quantidade de voucher por ano.

Esse limite varia de acordo com o seu porte e a quantidade de vagas que o SENAI disponibiliza — 20% de vouchers é destinado à pequena e microempresa; 10% à média empresa e 5% à empresa de grande porte.

Como participar dessa oportunidade?

O gerente da companhia industrial precisa fazer o cadastro da empresa no site Loja Mundo SENAI. Após isso, é necessário selecionar os cursos gratuitos do SENAI ES que são de interesse da empresa.

Em seguida, é preciso indicar quais serão os profissionais − empregados e desempregados – contemplados com os vouchers para que possam participar dos cursos.

Sobre os cursos gratuitos

Publicidade

Se os cursos gratuitos SENAI ES que interessam à empresa não estiverem entre os listados, cabe ao funcionário responsável fazer a indicação sobre quais cursos a empresa necessita.

Publicidade

Caso a organização disponibilize vaga sob a modalidade novo emprego, o desempregado deve acessar o site Loja Mundo SENAI, se cadastrar, promover a ativação do voucher em até 72 horas e se matricular em um dos cursos gratuitos SENAI ES que a empresa disponibilizou.

Cursos gratuitos SENAI ES modalidade Voucher Requalifica e Novo Emprego

A seguir, confira alguns cursos gratuitos SENAI ES disponíveis nas modalidades Voucher Requalifica e Novo Emprego.

  • Aracruz

Comandos Elétricos Industriais (Noturno)

Publicidade

Publicidade

PLC – Controlador Lógico Programável (Noturno)

Inversor de Frequência (Noturno)

Comandos Hidráulicos e Eletro hidráulicos (Noturno)

Alinhamento de Eixos à Laser (Noturno)

Desenvolvimento de Liderança (Noturno)

Hidráulica Básica (Noturno)

Excel Avançado (Noturno)

  • Serra

Leitura e Interpretação de Desenho de Caldeiraria e Tubulação Industrial (Noturno)

Operação, Movimentação e Armazenagem de Cargas (Noturno)

Gestão de Projetos com Práticas Ágeis (Matutino)

Desenvolvimento de Liderança (Vespertino)

Voucher Novo Emprego

  • Vitória

Assistente de Planejamento, Programação e Controle da Produção (Matutino)

Assistente de Planejamento, Programação e Controle da Produção (Vespertino)

Instalador e Reparador de Redes (Matutino)

Almoxarife (Vespertino)

Instalador e Reparador de Redes (Vespertino)

Assistente de Logística (Matutino)

Montador e Reparador de Computador (Matutino)

Assistente de Logística (Vespertino)

Montador e Reparador de Computador (Vespertino)

Almoxarife (Matutino)

Paulo Victor SilvaEstudante do curso de Jornalismo pela UFES. Dono de uma mente inquieta e curiosa. Além disso, é amante de leitura e apaixonado por música.
Veja mais ›
Fechar