Vagas de emprego com mais oportunidades em 2021
Embora não seja possível efetivamente prever quais as profissões com mais oportunidades de emprego em 2021, uma vez que essa é uma previsão com um número infinito de variáveis, já que tudo pode acontecer até lá, é possível acompanhar os setores que mais estão crescendo e consequentemente que mais estão contratando hoje em dia e que, até 2021, possivelmente vão se manter em alta.
Porém, convém reforçar que tudo pode mudar daqui para lá. Por exemplo, por conta da pandemia de coronavírus, é possível que haja uma grande demanda por enfermeiros, médicos e demais profissionais de saúde, a depender de como as coisas vão se desenrolar Essa é uma demanda que parece óbvia, mas que ainda não foi totalmente sentida nas agências e portais de emprego.
As respostas para 2021 estarão apenas em 2021: o que podemos fazer, entretanto, é ver algumas das profissões com mais projeção de crescimento ao longo de 2020. Essas profissões possivelmente manterão a alta empregabilidade em 2021, de modo que investir em alguma delas, ciente de que “a moda pode passar”, pode ser uma opção a se considerar.
Vagas de emprego com mais oportunidades
Sem mais delongas, confira a seguir as profissões com mais oportunidades de emprego e como se especializar em cada uma dessas áreas.
Gestor de mídias sociais

O gestor de mídias sociais é uma profissão relativamente recente, uma vez que tem relação com as redes sociais, que só se popularizaram a partir dos anos 2000.
Seu principal papel é a interação, observação e produção de ideias/projetos/campanhas nas redes sociais para empresas e marcas, explorando ao máximo as funções e ferramentas das plataformas.
Alguns dos pré-requisitos para ser gestor de mídias sociais envolvem:
- Gostar e estar familiarizado com diversas redes sociais (como Instagram, Twitter, Facebook etc.);
- A familiaridade com elas precisa ir além do simples uso: é preciso entender e refletir sobre a plataforma, o seu público e as suas possibilidades;
- Ter boa escrita, uma vez que a comunicação nessas plataformas se dá principalmente através de textos escritos. Conhecimento em copywriting é essencial;
- Conhecimento em marketing digital;
- Familiaridade com programas de edição, como Adobe Photoshop;
- Ser criativo e inovador;
- Boa capacidade analítica.
Cursos recomendados para essa área: publicidade e propaganda; marketing; mídias digitais e internet. Se quiser ingressar rápido neste mercado de trabalho poderá fazer um curso técnico de comunicação visual.
Representante de vendas

O representante de vendas, ou representante comercial, é um dos principais responsáveis pelo aumento do faturamento de uma empresa. Isso porque ele é o responsável por intermediar a venda de um produto para determinada empresa ou indivíduo, servindo de ponte entre a empresa e o cliente.
Porém, ele não é apenas um encarregado de ir intermediar a negociação: ele também precisa estar atento às possíveis necessidades dos clientes, levando o produto àqueles que precisam dele e nem ao menos sabem.
Alguns dos pré-requisitos para se dar bem como representante de vendas são os seguintes:
- Ter facilidade e familiaridade com vendas;
- Ter facilidade de comunicação e de socialização, pois além da venda é preciso manter um bom relacionamento com o cliente;
- Conhecimento em Outbound e Inbound Marketing;
- Ter compostura e seriedade, uma vez que o representante estará representando o produto e a empresa para a qual trabalha;
- Organização, pois precisará esquematizar o atendimento aos clientes e estar em constante contato com a empresa e com os clientes em potencial;
- Ter conhecimentos básicos ou intermediários em contabilidade.
Alguns dos cursos que podem ajudá-lo a crescer na carreira de representante de vendas são os seguintes: administração, marketing, relações públicas e comércio exterior.
Cientista de dados

A profissão de cientista de dados também é relativamente nova. Sua principal função é a de reunir, interpretar e comunicar as informações e os dados que determinada empresa acumula. Ele praticamente transforma os dados em oportunidade de crescimento para a empresa.
Isso porque, através da análise e da seleção de determinados dados, o cientista de dados é capaz de achar insights e estratégias que podem vir a beneficiar a empresa.
Para analisar os dados, interpretá-los e comunicá-los aos superiores, é preciso que o analista de dados atenda a uma série de requisitos e diferenciais. São alguns deles os seguintes:
- Habilidades lógicas e matemáticas;
- Habilidade computacional;
- Conhecimento estatístico;
- Conhecimento básico em inteligência artificial pode ser um diferencial;
- Facilidade em lidar, analisar e sintetizar dados;
- Facilidade em trabalhar em equipe;
- Boa comunicação, afinal, é preciso apresentar os resultados da análise;
- Conhecimento em machine learning, deep learning e análise de texto;
- Facilidade em reconhecer padrões;
- Linguagens e códigos, como SAS, R ou Python;
- Familiaridade com bancos de dados, como MySQL e Postgres.
É claro que não é preciso já ser um expert em tudo o que mencionamos. Esses são apenas alguns dos requisitos que se espera e dos diferencias que um cientista de dados pode precisar ter.
Além disso, alguns dos cursos comuns de profissionais que trabalham como cientista de dados são os seguintes: estatística, Ciência de Dados, Matemática, Física, Análise e Desenvolvimento de Sistemas etc. Já na parte de cursos técnicos a área também contrata os técnicos em logística ou técnicos em administração.
Desenvolvedor de softwares

O mercado de softwares e aplicativos está crescendo cada vez mais. O desenvolvedor de softwares é o responsável por codificar, testar e criar programas, da primeira fase de desenvolvimento até o lançamento do software.
Alguns fatores impulsionam o fortalecimento desse segmento. Por exemplo, os avanços no domínio da inteligência artificial, a chegada do 5G etc.
Alguns dos pré-requisitos para uma carreira bem-sucedida de desenvolvedor incluem:
- Obviamente, conhecimentos avançados em computação;
- Dominar uma ou mais linguagens de programação, como Java, C, C#, C++, Python, Ruby, Node.js, PHP etc.;
- Estar em constante atualização, ficando a par das novas linguagens e tecnologias do mercado;
- Ter boa comunicação social, para garantir interação com os clientes;
- Conhecimento em inglês, pois é a língua presente na maior parte das linguagens de programação;
- Gostar de aprender, de raciocinar e de resolver problemas.
Alguns dos cursos que podem auxiliá-lo em sua carreira de programador são os seguintes: Ciências da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia da Computação etc.
Analista financeiro

O analista financeiro é o responsável por cuidar da gestão, planejamento e da análise de recursos financeiros de uma determinada empresa. Cada empresa tem suas próprias tarefas designadas ao analista financeiro.
Porém, suas atribuições sempre envolvem garantir a rentabilidade nas contas e investimentos da empresa, o planejamento financeiro a longo prazo, a análise dos gatos e dos rendimentos, o controle dos recursos disponíveis etc.
Alguns dos requisitos para se trabalhar como analista financeiro são os seguintes:
- Familiaridade com o ambiente corporativo;
- Facilidade em analisar, calcular e resolver problemas;
- Familiaridade com programas de análise de dados, como o Excel;
- Ter uma boa rede de contatos (network);
- Conhecer a rotina financeira e o plano de negócios;
- Habilidade com planilhas, dados, números, cálculos, informações etc.;
- Organização e respeito aos prazos;
- Facilidade de comunicação, para apresentar os projetos, os resultados e manter contato com fornecedores.
Alguns dos cursos que podem ajudá-lo a seguir a carreira de analista financeiro são os seguintes: Administração, Administração de Empresas, Economia e Ciências Contábeis. Além disso, ter registro profissional em Conselhos Regionais de Economia também é um forte diferencial.
Deixe seu comentário