SISU 2021: UFRGS terá quase 1,7 mil vagas para o programa!

Mais de 1,7 mil vagas para o SISU na UFRGS estarão disponíveis na primeira edição do programa em 2021. Ao todo, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul disponibilizará 1.691 vagas em 93 cursos de graduação; 823 delas são para ampla concorrência e as outras 868 para os estudantes que se enquadram na Lei nº. 12.711/2012.

Além disso, haverá opções de vagas para o SISU na UFRGS aos candidatos cotistas. Os campi da universidade com vagas abertas no programa do governo são os das cidades de Porto Alegre e Tramandaí, no litoral Norte.

Publicidade

Publicidade

UFRGS

Avaliação no SISU 2021

Os candidatos que pretendem garantir suas vagas para o SISU na UFRGS devem ficar atentos aos critérios de avaliação. O Sistema de Seleção Unificada utiliza as notas do Enem como critério de seleção.

Mas além das notas do Enem, a UFRGS também avalia cada uma das provas do exame com um peso específico, de acordo com o curso que o estudante deseja se candidatar. Por exemplo: em Medicina, a prova de Linguagens tem peso (3) – o maior de todos – e a prova de Matemática tem peso (1) – o menor. 

A lista completa com os cursos disponíveis na UFRGS estão no site do SISU. Mas para garantir uma vaga no programa, o estudante deve ter nota mínima de 500 pontos na redação e de 450 nas demais provas. 

Publicidade

Publicidade

Inscrições SISU 2021

As inscrições para o SISU 2021 acontecem de 6 a 9 de abril, diretamente no portal do Sistema de Seleção Unificada. Os estudantes serão selecionados com base em suas notas do Enem. O MEC vai divulgar os gabaritos do exame no dia 29 de março.

Já o resultado do SISU 2021/1 está previsto para o dia 13 de abril. Para mais informações, clique aqui para acessar o edital.

Mas se você ainda está com dúvidas sobre como se inscrever no programa, basta seguir o tutorial abaixo:

  1. Acesse o site do Sisu;
  2. Use seu número de matrícula no Enem e senha;
  3. Preencha todos os dados pessoais pedidos;
  4. Após se inscrever, clique em “Minha inscrição”;
  5. Lá, selecione sua primeira e segunda opção de curso/universidade;
  6. Depois de feitos estes passos, clique em “Confirmar inscrição”.

Após realizar a inscrição e escolher suas opções de curso, você deve aguardar o resultado, que sai alguns dias depois do encerramento das inscrições, no site do SISU. O calendário completo do processo seletivo também está disponível na plataforma essencial.

Outro passo importante é confirmar toda a documentação de matrícula exigida no site, como fotos 3×4, histórico escolar completo do Ensino Médio ou equivalente e demais itens pedidos. Depois, apenas certifique-se de tudo está correto na sua inscrição e na primeira e segunda opção de curso.

Se você não for selecionado na chamada regular, fique tranquilo, pois o SISU também libera uma lista de espera das universidades. Fique atento e confira esta lista, pois você pode fazer parte dela e ainda ter chance de garantir uma vaga na faculdade.

Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS. Repórter, apresentadora, roteirista e redatora, com experiência em rádio, televisão e online.
FacebookInstagramLinkedinWikipédia

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário