SISU 2021: Unifesp terá quase 3 mil vagas disponíveis no programa!

Se o seu sonho é cursar uma graduação com preços que cabem no seu bolso, está chegando a hora de concorrer às vagas no Sisu pela Unifesp. A Universidade Federal de São Paulo oferecerá 2.918 vagas no Sistema de Seleção Unificada em 2021.

Ao todo, serão oferecidos 55 cursos de graduação, com vagas distribuídas de acordo com o termo de adesão do Ministério da Educação (MEC). As inscrições para concorrer às vagas no Sisu pela Unifesp devem ser realizadas de 6 a 9 de abril, pelo site do Sisu.





O requisito para os candidatos que pretendem concorrer a vagas no Sisu pela Unifesp devem ter participado do Enem 2020, não ter zerado a redação e ter participado do exame na condição de treineiros. 

vagas no sisu pela unifesp

Modalidades de vagas no Sisu pela Unifesp

Confira a lista completa de modalidades de vagas/concorrência que serão oferecidas pela Unifesp no Sisu 2021, de acordo com o termo de adesão do MEC:

  • A0: Ampla concorrência;
  • L1: Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012);
  • L2: Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012);
  • L5: Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012);
  • L6: Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012);
  • L9: Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012);
  • L10: Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012);
  • L13: Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012);
  • L14: Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).

Inscrição Sisu 2021

O Sistema de Seleção Unificada, popularmente conhecido pela sigla Sisu, é um programa do Ministério da Educação para que jovens possam entrar em universidades federais brasileiras.





Por meio do Sisu, os estudantes não precisam fazer o vestibular da faculdade em questão, mas é necessário realizar o Enem. 

O processo seletivo acontece duas vezes por ano – uma a cada semestre – e é todo feito pela internet, pelo site do programa. Para que o aluno seja selecionado pela nota e garanta sua vaga, é necessário se inscrever no Sisu.

Lembrando que a inscrição é totalmente gratuita e deve ser feita diretamente no site do Sisu. Confira o tutorial para se inscrever no programa:

  1. Acesse o site do Sisu;
  2. Use seu número de matrícula no Enem e senha;
  3. Preencha todos os dados pessoais pedidos;
  4. Após se inscrever, clique em “Minha inscrição”;
  5. Lá, selecione sua primeira e segunda opção de curso/universidade;
  6. Depois de feitos estes passos, clique em “Confirmar inscrição”.

Após realizar a inscrição e escolher suas opções de curso, você deve aguardar o resultado, que sai alguns dias depois do encerramento das inscrições, no site do Sisu. O calendário completo do processo seletivo também está disponível na plataforma essencial.

Outro passo importante é confirmar toda a documentação de matrícula exigida no site, como fotos 3×4, histórico escolar completo do Ensino Médio ou equivalente e demais itens pedidos. Depois, apenas certifique-se de que tudo está correto na sua inscrição e na primeira e segunda opção de curso.

Se você não for selecionado na chamada regular, fique tranquilo, pois o Sisu também libera uma lista de espera das universidades.





Fique atento e confira esta lista, pois você pode fazer parte dela e ainda ter chance de garantir uma vaga na faculdade.

Avatar
Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS. Repórter, apresentadora, roteirista e redatora, com experiência em rádio, televisão e online.
FacebookInstagramLinkedinWikipédia

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário