Vale-alimentação é obrigatório? Entenda as Regras

Um dos benefícios concedidos aos trabalhadores é o vale-alimentação. Ele serve para a compra de alimentos em geral, em supermercados, açougues, mercearias, etc. Mas é muitas vezes confundido com o vale-refeição, que é usado para que o colaborador compre seu alimento e o consuma na hora de almoço, na pausa do expediente.

Porém, tanto o vale-alimentação quanto o vale-refeição não são obrigatórios, de acordo com as leis trabalhistas. Este benefício é considerado um “extra” oferecido pelas empresas, com o objetivo de motivar ainda mais os seus profissionais. O vale pode ser um diferencial em relação à concorrência.

Publicidade

Publicidade

Mesmo não sendo obrigatória de acordo com a CLT, a entrega do vale-alimentação pode ser vinculada a sindicatos de categoria. Neste caso, o benefício será obrigatório. Essa questão vai depender também do tipo de contrato de trabalho estabelecido entre a empresa e o colaborador.

Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS. Repórter, apresentadora, roteirista e redatora, com experiência em rádio, televisão e online.
FacebookInstagramLinkedinWikipédia

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário