Vestibular-Enem 2021 UNESP – Confira informações sobre as inscrições!

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) acaba de divulgar o edital com todas as diretrizes para a realização do vestibular de 2021, por onde vão ser distribuídas novas vagas em diferentes cursos de graduação. De acordo com as informações publicadas, o período de inscrição começará no dia 11 junho e se encerrará em 16 de junho 

Na condição de candidato, serão aceitos aqueles que tiverem feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos últimos dois anos, pois o critério para a seleção dos alunos se baseia na nota alcançada, tanto no caderno de múltipla escolha, quanto na questão discursiva.  

Publicidade

Publicidade

Além disso, o interessado deve possuir certificado de conclusão do Ensino Médio, ou diploma de equivalência, que tenha sido emitido por uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (Mec).  

Fachada da Unesp

Sistema de cotas

O vestibular 2021 da Unesp vai ser realizado em concordância com a política de cotas, como prevê a Lei Federal nº 12.711/2012. Sendo assim, cabe ao candidato indicar em que grupo deseja concorrer, no ato da inscrição. A seguir você irá visualizar quais as opções possíveis: 

  • Sistema Universal (SU): destinada a todos os candidatos que fizerem a inscrição, independentemente de atender, ou não, às condições estabelecidas pelo Sistema de Reservas de Vagas para Educação Básica Pública. 
  • Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP):
    voltada aos candidatos que declararem ter cursado e concluído integralmente o Ensino Médio em escolas públicas brasileiras (*) ou a Educação de Jovens e Adultos em escolas públicas. 

Saiba que em relação às vagas do SRVEBP (Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública), 35% deverão ser ocupadas por candidatos que se autodeclararem Pretos, Pardos ou Indígenas, no denominado SRVEBP+PPI (Sistema de Reservas de Vagas para Educação Básica Pública mais autodeclarados Pretos, Pardos ou Indígenas). 

Publicidade

Publicidade

Na falta de candidatos autodeclarados Pretos, Pardos ou Indígenas, essas vagas poderão ser repassadas, inicialmente, aos candidatos que tenham cursado os três anos do Ensino Médio em escolas públicas do território nacional. 

Sob a hipótese de sobrar vagas no Sistema de Reservas de Vagas para Educação Básica Pública, os demais candidatos do Sistema Universal que ainda não tiverem sido convocados, ganharão a vez. 

É bom destacar que todas as informações declaradas pelos candidatos que se inscreverem no sistema de cotas estarão sujeitas à análise, podendo inclusive ser contestadas. Em caso de existir fraude ou falsas alegações, o candidato será desclassificado do processo seletivo. 

Saiba como fazer sua inscrição

Se você está apto e tem interesse em participar do vestibular da Unesp referente a 2021, faça a sua inscrição entre os dias 11 de junho e 16 de junho. Não será cobrada nenhum tipo de taxa. Basta acessar o site da instituição e preencher o formulário com seus dados.  

Ainda no edital, a Unesp esclareceu que a relação com os cursos remanescentes e o número de vagas por sistema de inscrição será divulgada assim que houver a apuração das matrículas referentes à 3ª chamada do vestibular. Segundo o calendário, este documento estará disponível a partir do dia 11 de junho, na mesma página onde é feita a inscrição. 

O resultado definitivo com os candidatos aprovados está previsto para ser lançado em 17 de junho. Quem tiver o nome mencionado deverá providenciar a documentação requisitada para efetuar a matrícula. Tal procedimento também vai acontecer via internet.

Publicidade

Publicidade

Em caso de dúvidas, consulte o edital do certame por meio deste link. 

Você também pode se interessar: Estágio: BR Distribuidora tem vagas para alunos de graduação e de cursos técnicos

Uma jornalista de 23 anos, nascida e criada no quadradinho. Encantada por literatura e todas as formas de comunicação. Antes de atuar como redatora, participei dos programas de estágio do Ministério da Justiça, da Defensoria Pública do Distrito Federal e da Câmara dos Deputados. Atualmente, ocupo o papel de estudante, mais uma vez, fazendo especialização em Comunicação Organizacional e Estratégias Digitais no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB).
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário