Processo seletivo UFRGS: Edital divulga 25 mil vagas de graduação – Saiba como se inscrever!

Mais de 25 mil vagas no vestibular da UFRGS estarão disponíveis com a abertura do edital 2021/1. Os interessados poderão se inscrever no processo seletivo por meio do site da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, entre os dias 17 e 30 de maio.

Ao todo, serão oferecidas 2.562 vagas na UFRGS em 82 cursos de graduação. É possível utilizar as notas anteriores do Enem ou dos vestibulares da própria universidade. Porém, só serão consideradas válidas as notas de exames realizados entre 2017 e 2020.

Publicidade

Publicidade

O resultado preliminar será publicado até 19 de junho, mas o resultado final está previsto para ser divulgado no dia 23 do mesmo mês. Além disso, também haverá um novo processo seletivo no segundo semestre de 2021, seguindo todos os protocolos sanitários contra o novo coronavírus.

ufrgs

Inscrições no vestibular da UFRGS

Os estudantes interessados em realizar o vestibular da UFRGS deverão se inscrever no site da instituição. Mas é necessário que o candidato pague uma taxa de R$ 40 para validar a participação no processo seletivo.

Além disso, é necessário que o estudante tenha pelo menos uma nota válida no Enem ou vestibular da UFRGS entre 2017 e 2020. No caso das notas do Enem, seguem os critérios básicos: ter, no mínimo, 450 pontos em cada prova objetiva e pelo menos 500 pontos na redação.

Publicidade

Publicidade

Já em relação ao vestibular da UFRGS, o candidato não pode ter sido eliminado do concurso. A classificação ocorrerá de acordo com a nota nos exames – quanto maior a nota, maiores as chances de ser classificado.

Após, será realizado um cálculo do índice de concorrência do candidato. Com a média das notas, é possível identificar quais estudantes obtiveram melhor desempenho, tanto no Enem quanto no vestibular da universidade.

Cursos com mais vagas na UFRGS

Ao todo, a UFRGS oferecerá vagas em 82 cursos de graduação. Mas em alguns cursos, a oferta é ampla e há maior quantidade de vagas.

Confira abaixo a lista com os principais cursos que oferecem mais vagas:

  • Letras – Licenciatura (94);
  • Ciências Sociais – Noturno (70);
  • Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia – Litoral (63);
  • Letras – Bacharelado (60);
  • Administração – Noturno (58);
  • Engenharia Civil (56);
  • Ciência da Computação (53).

No caso do curso de música, os candidatos precisam ser aprovados no exame de habilitação específica de instrumento, que pode ser de duas formas, conforme o edital:

  • Com a utilização de alguma aprovação (na mesma modalidade/habilitação, com o mesmo instrumento) nas edições do Concurso Vestibular de 2017 a 2020;
  • Ou com a realização da prova remota, que consistirá no envio virtual de arquivo de vídeo, de acordo com as orientações do site do Instituto de Artes e do Manual do Candidato (disponível a partir de 17 de maio), entre os dias 2 e 4 de junho. Os candidatos a este curso podem indicar, na inscrição, uma segunda opção de ingresso em caso de reprovação na prova de habilitação específica.

Clique aqui para acessar o edital e ter informações completas sobre este e outros cursos.

Publicidade

Publicidade

Se surgirem dúvidas mesmo após você consultar o edital e o Manual do Candidato, basta entrar em contato com a UFRGS pelo e-mail [email protected]

Jornalista formada pela Universidade Luterana do Brasil de Canoas/RS. Repórter, apresentadora, roteirista e redatora, com experiência em rádio, televisão e online.
FacebookInstagramLinkedinWikipédia

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário