Inscrição para o vestibular IFSUL 2021 terminam 30 de junho

Inscrições vão até o dia 30 de junho

Cursos técnicos e de graduação são promovidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense. Interessados devem se inscrever para o processo seletivo até o fim do mês.

Vestibular de Verão 2021 IFSul

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense anunciou a abertura das inscrições para o Vestibular de Verão 2021.

Publicidade

Publicidade

O processo seletivo conta com mais de 1150 vagas para cursos de nível técnico e superior a serem realizados nas diferentes unidades do IFSul. As inscrições vão até o dia 30 de junho.

Técnico

Os cursos de nível técnico oferecidos pelo IFSul são em formatos integrado, concomitante e subsequente. 

A primeira modalidade é destinada aos candidatos que já concluíram o ensino fundamental ou equivalente, o segundo é para quem tem ensino médio completo ou primeiro ano do ensino médio concluído e o terceiro para quem tem o ensino médio completo.

Publicidade

Publicidade

Os cursos oferecidos para o nível técnico são distintos, bem como as unidades de realização das aulas. Veja:

Cursos de nível técnico integrado

  • Camaquã: Técnico de Automação Industrial, Técnico em Controle Ambiental, Técnico em Informática;
  • Charqueadas: Técnica em Fabricação Mecânica – EJA, Técnico em Informática, Técnico em Mecatrônica;
  • Gravataí: Técnico em Informática para internet;
  • Pelotas: Técnico em Comunicação Visual, Técnico em Design de Interiores, Técnico em Edificações, Técnico em Eletromecânica, Técnico em Eletrônica, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Química;
  • Sapiranga: Técnico em Informática, Técnico em Eletromecânica.

Para os cursos técnicos concomitantes, as oportunidades são para as qualificações profissionais em Técnico em Eletrônica e Técnico em Mecânica.

Cursos de nível técnico subsequentes

  • Camaquã: Técnico em Eletrônica;
  • Pelotas: Técnico em Edificações, Técnico em Eletromecânica, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Mecânica, Técnico em Química e Técnico em Telecomunicações.

Os candidatos que se inscreverem nos cursos técnicos serão selecionados por meio de sorteio eletrônico a ser realizado no dia 13 de julho. 

O resultado com os nomes dos aprovados será divulgado no dia 15 do mesmo mês às 14h no Sistema Gestor de Concursos do IFSul e também será transmitido pelo canal do youtube do IFSul.

O início das aulas está previsto para 4 de agosto na unidade de Gravataí, 6 de setembro para as unidades de Sapiranga e Camaquã, 21 de setembro para Pelotas e 4 de outubro para Charqueadas.

Graduação

Os cursos de graduação oferecidos pelo IFSul podem ser encontrados em unidades de diferentes regiões como:

  • Camaquã: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  • Charqueadas: Engenharia de Controle e Automação e Técnico em Sistemas para internet;
  • Gravataí: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  • Pelotas: Design, Engenharia Elétrica, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Saneamento Ambiental e Tecnologia em Sistemas para Internet.
Publicidade

Publicidade

A seleção dos candidatos que querem fazer cursos de graduação será feita por meio da classificação da nota obtida em alguma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio e o resultado é esperado para 19 de julho.

O início das aulas está previsto para 4 de agosto em Gravataí, 6 de setembro para Camaquã, 21 de setembro para Pelotas e 4 de outubro para Charqueadas.

Inscrição

Os interessados em se candidatar para os cursos técnicos e de graduação do Vestibular de Verão 2021 da UFSul podem realizar o procedimento até o dia 30 de julho pelo site do instituto.

Vale lembrar que o processo seletivo de ambas as modalidades será realizado a partir de dois sistemas: acesso universal e reserva de vagas para candidatos que estudaram na rede pública de ensino.

Publicidade

Em caso de empate durante a seleção o critério estabelecido para desempate será pelo candidato com maior idade. 

Publicidade

Inscrições vão até o dia 30 de junho

Durante a inscrição compete ao candidato se certificar de que os requisitos e as exigências do processo seletivo estão sendo atendidas, pois caso selecionado e identificado alguma informação incorreta o candidato pode perder o direito à vaga

Também é importante ressaltar que depois do prazo de inscrição não será possível trocar o curso, turno ou unidade de ensino.

Depois de publicada a lista dos aprovados as informações sobre dias, horários e locais de matrícula serão reveladas.

EAD

Publicidade

Publicidade

Por conta da pandemia do novo coronavírus os cursos inicialmente serão realizados remotamente para evitar aglomerações e prevenir casos de contaminação entre os estudantes e equipe de ensino.

No entanto, essa medida poderá ser alterada a qualquer momento sob prévio aviso por parte do instituto de modo que os alunos deverão comparecer às respectivas unidades de ensino para dar continuidade nos estudos.

Dessa forma, fica por conta do estudante aprovado a responsabilidade pela frequência aos cursos.

Aqueles que ficarem impossibilitados de continuar as atividades pedagógicas deverão assinar o termo de desistência e a vaga será oferecida para alunos da lista de espera.

Julia de PaulaJulia é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e, no momento, atua como redatora para o portal NoDetalhe. Ao longo da carreira, a jornalista tem se especializado em produção de conteúdo otimizado para motores de busca e conversão, além de gerenciamento de mídias sociais e marketing digital.
Veja mais ›
Fechar