Vestibular ITA 2022 tem inscrições abertas até 15 de setembro

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica anunciou a abertura do processo de inscrição do vestibular de 2022. 

Cerca de 150 vagas são oferecidas para diferentes cursos de engenharia, como Aeroespacial, Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, Computação, Eletrônica e Mecânica-Aeronáutica. 

Publicidade

Publicidade

Candidatos interessados em participar do ITA podem se inscrever pela internet

Vale ressaltar que 120 vagas são oferecidas para candidatos atuantes como civis e 30 voltadas à carreira militar. 

Além disso, há aproximadamente 20% de cotas reservadas para candidatos negros, sendo necessário se autodeclarar negro ou pardo no ato de inscrição.

Inscrição

O processo de inscrição deve ser feito por aqui até o dia 15 de setembro mediante o pagamento de taxa no valor de R$170. 

Publicidade

Publicidade

Para se inscrever é necessário atender aos seguintes requisitos:

  • Ser brasileiro nato, nos termos do Inciso VI do §3º do Art. 12 da Constituição da
  • República Federativa do Brasil;
  • Não completar 25 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula;
  • Ter concluído ou estar concluindo o Ensino Médio no ano de 2021.

Além disso, podem se inscrever candidatos de ambos os sexos, desde que sejam solteiros.

Curso

O Curso de Graduação em Engenharia no ITA é composto por cinco anos. Ao longo desse período, cerca de dois anos são reservados para o Curso Fundamental onde são ministrados conteúdos básicos de engenharia.

Nos outros três anos são realizados os Cursos Profissionais em que os alunos aprendem conteúdos específicos para cada especialidade de Engenharia.

Ao concluir o Curso de Graduação com aproveitamento os alunos que desejam seguir a carreira militar são de Aspirantes-a-Oficial para 1º Tenente do Quadro de Oficiais Engenheiros da Ativa da Aeronáutica.

A locação desses oficiais diante das Organizações Militares do COMAER é realizada de acordo com a conveniência e a necessidade da Administração

Provas

Publicidade

Publicidade

As provas do processo seletivo do ITA são realizadas em duas etapas eliminatórias. A primeira fase é composta por 70 questões de matemática, física, química, português e inglês. Já a segunda etapa possui cerca de 30 questões dissertativas além da redação.

A média geral das notas das provas será composta pelas notas das quatro matérias da Segunda Fase chegando a 20% da média, enquanto 20% remanescentes vão corresponder à média da primeira fase

Os exames serão realizadas nas cidades de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Londrina, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória.

Cronograma

Para que os interessados fiquem por dentro dos prazos e eventos importantes relacionados ao vestibular do ITA separamos o cronograma abaixo:

  • 02/08/2021 a 15/09/2021: Período de Inscrições (exclusivamente via Internet);
  • 02/08/2021 a 17/09/2021: Pagamento da Taxa de Inscrição;
  • 30/09/2021: Divulgação, via Internet, da Relação Nominal dos Candidatos com Inscrição Deferida;
  • 25/10/2021: Impressão do Cartão de Inscrição contendo o endereço do local de exame.
Publicidade

A previsão é que o resultado para o vestibular do ITA seja divulgado em 23 de dezembro.

Publicidade

Os candidatos selecionados para a segunda etapa terão que se apresentar em janeiro de 2022 para o processo de inspeção de saúde, que é a terceira etapa. 

A terceira etapa é constituída pela análise de condições de saúde dos candidatos. Sendo assim, será necessário realizar exames clínicos, de imagem e laboratoriais, inclusive toxicológicos, com base nas Instruções do Comando da Aeronáutica.

O procedimento tem como objetivo comprovar a não existência de patologias ou características que tornam os candidatos incapacitados para o Serviço Militar.

Publicidade

Publicidade

O processo de matrícula no Curso Fundamental de Graduação em Engenharia do e do Curso de Preparação de Oficiais da Reserva será realizado em 1 de fevereiro do próximo ano.

Edital

Quem quiser acompanhar essas e outras datas pode e deve acessar o edital oficial do vestibular disponível aqui.

No documento é possível encontrar uma série de informações pertinentes a todos os processos relacionados ao processo seletivo.

Vale ressaltar que a inscrição no concurso de admissão implica aceitação irrestrita das normas e das condições estabelecidas em edital por parte do candidato, além de instruções que possam vir a ser expedidas e publicadas posteriormente.

Fontes: G1 e ITA.

Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo atuante na chamada "massa de mídias", trazendo mais um braço da pluralidade de opinião em detrimento do mito da imparcialidade.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário