Volta às aulas presenciais no 2° semestre: a decisão de cada estado

A primeira dose da vacina contra o covid-19, aos profissionais da Educação, fez com que muitos estados planejassem a retomada e a ampliação das aulas presenciais no segundo semestre deste ano.

Um levantamento realizado pelo UOL com as secretarias estaduais, apontou que oito estados mais o Distrito Federal pretende aplicar mudanças nas escolas da rede.

Publicidade

Publicidade

Estados planejam voltar aulas em agosto. Foto: Roberto Moreyra/ Agência O Globo
Estados planejam voltar aulas em agosto. Foto: Roberto Moreyra/ Agência O Globo

As escolas das redes estaduais do Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso, Piauí e Rio Grande do Norte já planejaram o retorno das aulas presenciais.

Atualmente, os alunos têm aula através de plataformas, WhatsApp ou com a ajuda de materiais impressos.

São Paulo

As escolas da capital paulista vão ampliar as aulas presenciais. Hoje, elas estão autorizadas a receberem 35% dos matriculados dentro da sala, mas em agosto, as instituições de ensino poderão receber o número de estudantes de acordo com a capacidade física.

Publicidade

Publicidade

Vale saber que este tema também foi defendido pelo Ministério da Educação (MEC), já que o ministro da pasta, Milton Ribeiro, defendeu o retorno urgente das aulas presenciais, durante a Comissão Temporária da covid-19, no Senado.

O chefe da pasta falou ainda sobre a importância de aprovar o projeto de lei que torna a educação básica e superior como um serviço essencial.

Entretanto, os professores e sindicatos das categorias afirmam que o retorno seguro só deve acontecer após a imunização completa dos funcionários.

Vale lembrar que são necessárias duas doses das três vacinas disponibilizadas no Brasil, menos a Jassen, para imunização completa.

Além disso, é preciso esperar 15 dias após a segunda dose para haver resposta imunológica.

Distrito Federal

O Distrito Federal, para contornar este problema, passou a imunizar os profissionais da área com a vacina Jassen, que necessita de dose única. Mas, o Sindicato dos Professores do Distrito Federal afirma que outros funcionários já tomaram a primeira dose de outro imunizante e que não estarão protegidos até o mês de agosto.

Rio de Janeiro

Publicidade

Publicidade

O Rio de Janeiro e outros sete estados manterão as regras do ensino presencial para o próximo mês.

A rede estadual explicou para o UOL que “a possibilidade de atividades presenciais estará sempre condicionada ao bandeiramento [fase de medidas restritivas] do estado”.

Bahia

As escolas estaduais da Bahia não estarão autorizadas para aula presencial, mas as redes municipais e particulares foram liberadas para o formato na terça-feira (29).

Para que isso ocorra, é necessário que a taxa de ocupação de leitos de UTI [Unidade de Tratamento Intensivo] covid-19 esteja abaixo de 75%, por cinco dias consecutivos, nas regiões de saúde”, disse, em nota, a Secretaria de Educação.

Paraíba

Os alunos da rede estadual da Paraíba estão no ensino remoto desde março do ano passado, quando a pandemia de covid-19 teve início.

Publicidade

A pasta da Educação afirmou que apenas em agosto será decidida sobre o retorno presencial.

Publicidade

Segunda dose da vacina

O Uol confirmou com os estados e com o Distrito Federal que a vacinação contra covid-19, para os profissionais da Educação já teve início e que cada região segue um tipo de regra para iniciar a imunização.

Em Pernambuco, por exemplo, a pasta da Educação afirmou que todos os profissionais desta área foram imunizados com a primeira dose.

Já em São Paulo, até a última atualização feita em 16 de junho, mais de 570 mil funcionários receberam a primeira dose e outros 270 já estão com a imunização completa.

Publicidade

Publicidade

De acordo com a Secretaria de Educação do Rio de Janeiro, até o momento, 84% dos profissionais foram vacinados, dado que inclui quem recebeu a primeira e segunda dose.

Fonte: UOL

Bruna Santos
Jornalista com mais de 7 anos de experiência. Atuou como redatora em jornais impressos, sites especializados em moda e agências de comunicação em Mogi das Cruzes, São Paulo e Goiânia. Fez parte da equipe voluntários da ONG Trupe do Riso, cuidando das redes sociais da instituição. Além de colaboradora da WebGo Content, atua na Agência Conect, especializada em comunicação e marketing para profissionais da Saúde.
FacebookInstagramLinkedinWikipédia

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário