20•07•2021

Rafaela Cortes 

COMEÇA EM 2021

ONDE FAZER

O QUE MUDA? 

OPEN BANKING

O Open Banking é uma promessa do Banco Central que revolucionará o mercado financeiro, e tem data para começar no Brasil ao final de 2021. Mas será que isso é bom para você, consumidor? 

O brasileiro já experimentou o gostinho de algumas das mudanças: PIX, bancos digitais... mas o OPEN BANKING vai muito, além disso. Olha só como ele funciona 👉👉👉👉

OPEN BANKING JÁ COMEÇOU NO BRASIL

Resumidamente, o open banking é uma medida que permite que instituições financeiras compartilhem informações dos clientes com outros bancos e lojas, caso o cliente consinta.  Atualmente, este compartilhamento é proibido. O único acesso que se tem é ao score de crédito.

COMO FUNCIONA O

OPEN BANKING

Ou seja, o open banking não é um novo aplicativo ou serviço financeiro, mas sim uma medida que permitirá que os bancos e instituições financeiras se comportem de uma forma diferente.  Ele vai mudar a regra dos bancos, e portanto, a sua vida.Confira as mudanças  👉👉👉👉

Ficará mais fácil para bancos saber se um cliente é mal ou bom pagador. Assim, não precisam cobrar taxas extras por riscos.  Além disso, bons pagadores terão mais facilidade a empréstimo e créditos bancários.

 MAIS FACILIDADE A EMPRÉSTIMOS E CRÉDITO

Atualmente o Brasil é dominado por poucos bancos tradicionais.  Com a abertura do sistema financeiro será possível a criação de mais fintechs e bancos digitais, com propostas diferenciadas para o público. 

DESCENTRALIZAÇÃO E MAIOR VARIEDADE

Consumidores podem se assustar com o compartilhamento de informações.  Mas o fato é que isso torna as operações mais seguras. Afinal, se terá mais informações acerca do perfil de pessoas físicas e jurídicas, o que ajuda até na hora de identificar golpes. 

MAIS SEGURANÇA 

Empresas, lojistas e qualquer pessoa que lide com recebimentos poderá fazer um fluxo de caixa mais rápido, já que o sistema dos bancos se comunicará mais rápido. Isso poderá influenciar até no prazo a receber de pagamento feito em máquinas de cartão.

FLUXO DE CAIXA  MAIS RÁPIDO

Serão obrigados a ter: ✅Banco do Brasil ✅Bradesco ✅Caixa ✅Itaú ✅Santander ✅BNDES ✅Citibank Terão voluntariamente: ✅Nubank ✅Banco Inter

QUAIS BANCOS

VÃO TER?

O Banco Central está na fase 3 de aplicação do sistema, que consiste de 4 fases. A previsão é para que esteja funcionando até o fim do ano.

COMEÇA EM 2021

OPEN BANKING

Confira no site novidades de bancos digitais, cashback e serviços!

CRÉDITO

EMPRÉSTIMO

MELHORES OPÇÕES DE

Acompanhe mais notícias no nosso site!

Texto: Rafaela Cortes

Imagens: Canva, Giphy, Simei

Publicado em: 20  de julho de 2021

Informações de: Banco Central