Whatsapp Pay para MEI em 2021: dicas para implementar no seu negócio
Além de o WhatsApp permitir a troca de mensagens simultâneas, por esse aplicativo também é possível realizar operações financeiras sem haver custos, que é uma vantagem proporcionada pelo recurso Whatsapp Pay (WP).
Com ele, o app passa a concorrer com PIX e, pretende se tornar popular entre os Microempreendedores Individuais — MEIs.
Entenda a seguir como vai funcionar o pagamento pelo WhatsApp.
Como receber ou enviar dinheiro pelo WhatsApp Pay?

Tanto para os MEIs receberem dinheiro de seus clientes quanto para se fazer o envio de certa quantia para outras pessoas, é preciso ter um cartão de débito, combo ou pré-pago emitido pelas bandeiras Mastercard ou Visa.
Vale mencionar que a função crédito somente é pode ser realizada para realizar pagamentos a comércios que utilizam o WhatsApp Business.
No Brasil, as instituições financeiras que aceitam o pagamento via WhatsApp são as seguintes:
- Banco do Brasil;
- Bradesco;
- Itaú;
- Banco Inter;
- Sicredi;
- Mercado Pago;
- Next;
- Woop Sicredi;
- Nubank.
A pessoa que vai receber (destinatário) deve possuir conta no mesmo banco do indivíduo que está realizando a transferência (remetente).
Essa forma de operação financeira não existe cobrança de taxas, no entanto, há limites de quanto ao envio e recebimento de dinheiro. Confira quais são as regras:
- Por transação, só é permitido R$ 1 mil — desde que seja por transferências separadas, o consumidor pode enviar mais do que R$ 1 mil em um dia;
- Cada usuário tem a possibilidade de receber até 20 transferências ao dia;
- Cada forma de operação tem o limite mensal de R$ 5 mil — isso é válido para remetente e destinatário.
Seguindo esses critérios, os usuários podem fazer um bom uso do WhatsApp Pay. Para isso, veja a seguir 4 dicas para aproveitar esse recurso em seu negócio:
1. Utilize o WhatsApp Business com um número apenas destinado ao seu negócio
A ferramenta WhatsApp Business é bem fácil de usar, e além de ser gratuita, disponibiliza muitas funcionalidades para os MEIs, como:
- Informações do comércio — site, telefone, horário de funcionamento e endereço;
- Respostas imediatas — respostas personalizadas, mensagens de ausência e saudações;
- Etiqueta em mensagens.
Além disso, aumentam as chances de o cliente se conectar com o perfil do comércio por meio de uma página do Facebook.
2. Divulgação do número de contato da organização
É de extrema importância que o cliente saiba sobre a existência de seu número. Logo, mantenha o contato da empresa em destaque nos materiais impressos ou digitais, bem como nos ambientes que a marca é divulgada.
Assim, nas redes sociais, promova comunicados que espalhem a informação com a finalidade de fazer com que seus clientes tenham acesso ao novo número destinado aos negócios.
3. Liste todos os seus contatos
Assim que acontecer o cadastro de novos clientes em sua empresa, peça o número que ele utiliza como WhatsApp e solicite a permissão para que o envie comunicados a respeito de serviços e produtos.
Deste modo, é necessário que você mostre ao cliente os benefícios em participar dessa lista de contatos. Caso ele não queira, é preciso que você compreenda a vontade dele.
4. Disponibilize sempre um bom atendimento remoto
Pode ser um assunto mais do que óbvio, contudo, é fundamental investir tempo e conhecimento ao estabelecer contato com seus clientes via WhatsApp.
Diante disso, é interessante que a pessoa responsável por formular mensagens, seja bem simpática e possua um bom conhecimento ortográfico. Às vezes, o problema exposto pelo cliente pode ser resolvido em uma conversa.
Com o empreendimento dessas dicas a respeito do WhatsApp Pay, não há dúvidas de que vai ter certo crescimento em seu negócio!
Deixe seu comentário