7 dicas para colocar suas contas em dia e começar 2023 com o pé direito

Com a chegada do ano, é importante seguir dicas para ajudar a colocar as contas em dia. Confira algumas nesta matéria.


Quem está apurado de dívidas e não quer que esse tipo de situação se repita no próximo ano, que já está bem aí, deve começar a tomar algumas atitudes, seguindo dicas para colocar as contas em dia.

Na matéria a seguir, você confere algumas ideias do que fazer para organizar sua vida financeiro e entrar em 2023 com o pé direito.

7 dicas para colocar as contas em dia

Nesta matéria, você vai conferir 7 dicas que são muito importantes e vão te ajudar a colocar as contas em dia neste fim de ano. Se você está precisando de ideias para fazer isso, então não deixe de conferir a nossa lista.

Veja também: Nubank tem agência física? Entenda onde fica a sede do banco

7 – Priorize as contas mais caras

Algo que o consumidor que deseja sair do vermelho precisa fazer é priorizar as contas mais caras ou que têm juros mais elevados. Afinal, isso ajuda a deixar as contas menos pesadas e é mais fácil quitar eventuais dívidas.

6 – Corte gastos desnecessários

Algo que pode ajudar nesse processo é cortar gastos desnecessários. Em um momento em que você estiver mais tranquilo de grana, vai ser mais fácil incluir compras “bobas” na sua lista. Por enquanto, o foco deve ser quitar o que já tem para ser pago.

5 – Organize-se na hora de fazer compras

Quando for fazer compras, faça um levantamento do que precisa ser comprado e já prepare o orçamento. Assim vai ficar mais fácil de se preparar para esse novo gasto, sem comprometer o dinheiro que deveria ir para outra conta.

4 – Tenha tudo anotado

Uma forma de se organizar financeiramente é poder visualizar o que está entrando e o que está saindo de dinheiro. Para isso, faça anotações das entradas e saídas, para evitar surpresas.

3 – Pesquise antes de comprar

Uma hora ou outra surge a necessidade de comprar alguma coisa ao longo do mês. Se tiver que comprar algo, faça uma boa comparação de preços e escolha a opção que for melhor para seu bolso.

2 – Defina suas metas

Algo que ajuda a colocar as dívidas em dia é definir metas. Afinal, ao dar um destino para o dinheiro, fica mais fácil de organizar as despesas.

1 – Negocie com seu banco

Ainda é uma opção entrar em contato com o banco e tentar negociar ou renegociar dívidas, de modo a evitar entrar no ano novo já no vermelho. Basta entrar em contato com o banco.

Aproveite e veja também: negociação de dívida com a Caixa

Se você gostou de conhecer essas dicas para colocar as contas em dia, vai gostar de ler também a nossa matéria sobre renegociação de dívida.

Até o dia 29 de dezembro, vai estar rolando o programa Você no Azul, promovido pela Caixa Econômica. Saiba como participar, CLICANDO AQUI ou na imagem abaixo.

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.