Mais que um jogo: 7 ensinamentos de The Last of Us que você pode levar para a vida

Elouise Lopes

23/03/2023

A série The Last of Us tem chamado a atenção de milhões de espectadores ao redor do mundo. Derivada do jogo de mesmo nome, a trama de The Last of Us é cheia de ensinamentos impressionantes sobre a vida.

Veja também: Netflix: veja os lançamentos mais esperados da última semana de março/2023

Esses ensinamentos são bem importantes e devem ser colocados em prática no dia a dia, para que o ser humano possa ser mais forte.

Mais que um jogo: 7 ensinamentos de The Last of Us que você pode levar para a vida

(Imagem: Reprodução/HBO Max)

Nas próximas linhas, você vai conferir os principais ensinamentos que são trazidos pela série de ação-aventura.

1) Importância do vínculo humano

Se tem uma coisa que pesa bastante na trama da série The Last of Us é a conexão humana.

Os personagens acabam tendo que criar alianças, amizades e até mesmo relacionamentos românticos uns com os outros. Com essas relações, eles conseguem sobreviver em um mundo hostil.

Aqueles que se isolam têm muito mais dificuldade para continuar do que quem mantém um vínculo humano.

2) Necessidade se adaptar

Se tem um tema que é bastante explorado na série é essa de o ser humano precisar se adaptar às situações em que é colocado.

No universo pós-apocalíptico de Last of Us, vemos a histórias ter várias reviravoltas, a todo momento. E, para que possam garantir a própria sobrevivência, Joel e Ellie têm que encontrar formas de lidar com aquilo o mais rápido possível.

Os personagens que não conseguem acompanhar o ritmo acabam ficando para trás.

3) Importância da resiliência

Como a trama se resume a uma batalha bem difícil pela sobrevivência, vemos a todo momento Ellie e Joel se reerguendo após o fim de cada luta, por mais desgastante que ela possa ter sido.

Mesmo com tantos obstáculos, que muitas vezes envolvem traumas que Ellie e Joel tiveram, os personagens principais estão bem dispostos a continuar.

Embora tudo cause uma dor terrível para eles, os personagens se colocam de pé para resolver as situações da melhor maneira como conseguem na ocasião.

4) Valorização da empatia

Outra pauta que entra na trama de The Last of Us é a questão da empatia. A lição que é deixada sobre isso é muito impactante, considerando que o contexto é nada menos do que apocalíptico.

Ao mesmo tempo em que tentam salvar a própria vida (e um ao outro), Ellie e Joel também acabam ajudando outras pessoas ao longo da narrativa, mesmo que isso signifique ter que lutar ainda mais para chegar aos seus próprios interesses.

Mas em nenhum momento eles se arrependem de ter que parar para auxiliar outro semelhante.

Um momento mais icônico da série que pode ilustrar a empatia é quando Joel decide salvar Ellie, ainda que isso signifique colocar em risco a missão que ele estava encarregado de realizar.

5) Necessidade de confiar em si mesmo

Os obstáculos que aparecem na série The Last of Us são bem difíceis de serem vencidos. Principalmente porque tudo é muito incerto. Os personagens têm que arriscar a todo mundo.

Após conseguiram ganhar um desafio, Ellie e Joel já têm que se preparar para o próximo. Quase não se tem tempo para descansar, até que venha a próxima surpresa não tão agradável.

Nessa luta pela vida, uma das questões que é imposta aos dois personagens é a necessidade de confiarem em si mesmo. Para isso, eles precisam dar o seu máximo para conseguir enfrentar os traumas do passado. Só com uma boa dose de confiança em si mesmos é que eles conseguem avançar.

6) Importância de enfrentar os próprios medos

Durante a trama de The Last of Us, vemos Joel e Ellie passando por vários momentos de terror e para lá de perigosos. Só que em nenhuma das ocasiões os protagonistas recuam na hora de enfrentar o que precisam enfrentar.

Essa é uma história de sobrevivência. Com isso, vemos os personagens principais sendo obrigados a enfrentarem seus medos para poderem conseguir pegar os recursos que precisam.

E não se trata apenas de medos físicos. Joel e Ellie também têm que passar por cima e vencer os medos emocionais que eles possuem. Assim que a trama começa, os dois personagens já são lançados para a batalha.

7) Necessidade de ter um propósito

Sem dúvidas, não dá para deixar de dizer que a série The Last of Us também traz o ensinamento de se ter um propósito na vida.

Joel perde sua filha no início de uma infecção viral que devasta a humanidade. Isso acaba com ele e faz com que ele se torne uma pessoa amargurada e sem esperança. Daí ele conhece a jovem Ellie, a quem sente que deve cuidar e proteger a todo custo.

Ellie, sabendo que é uma menina imune à infecção que acabou de devastar toda a humanidade, está à procura de um propósito maior para a sua vida, para que possa continuar lutando.

Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.