7 formas de usar o Óleo de Girassol para melhorar sua vida

Eduardo Peres

07/03/2023

Algo que nem todos sabem é que o óleo de girassol possui uma boa quantidade de benefícios e utilidades que podem ser muito úteis para o nosso dia a dia.

Confira também: NÃO JOGUE FORA a casca do Limão: veja 5 usos incríveis que você não conhecia

Algumas das utilidades que eles possuem são: benefícios para a saúde cardíaca e cerebral, pode ser usado para cozinhar, hidratar a pele e o cabelo, evitar doenças etc.

Veja uma explicação mais detalhada sobre cada uma dessas sete utilidades a seguir, e como você poderá aplicá-los no seu cotidiano daqui em diante!

7 – Útil para cozinhar

O óleo de girassol pode ser usado para cozinhar alimentos servindo como um bom substituto para o óleo de cozinha comum. Afinal, o óleo de girassol consegue suportar altos níveis de temperatura sem evaporar e produzir fumaça. O óleo é mais utilizado para a preparação de alimentos fritos, refogados, assados etc.

6 – Fortalece o sistema imunológico

O óleo é rico em vitamina E, ômega 6 e ômega 9, que são nutrientes que possuem ações antioxidantes e imunológicas, servindo para combater bactérias, vírus e outros organismos indesejados no corpo. Além de melhorar o funcionamento do sistema imunológico no geral fazendo com que seja mais difícil que doenças possam se desenvolver.

5 – Melhora a saúde Cardíaca e Cerebral

O óleo também é muito rico em ácidos graxos como ômega 6, que ajuda a reduzir a quantidade de colesterol ruim (LDL) no sangue, fazendo com que o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas seja reduzida.

Além disso, os ácidos graxos presentes no óleo de girassol também servem para melhorar a saúde cerebral, pois algumas pesquisas sugerem que o óleo pode ajudar a melhorar a memória e a função cognitiva, que ajuda a evitar a perda de memória, melhora a concentração e aprimoramento de habilidades.

4 – Hidratação da pele e cabelos

O ômega 6 e a vitamina E presentes no óleo servem para manter a barreira natural da pele e dos cabelos, fazendo com que eles possam permanecer hidratados por mais tempo.

O óleo pode ser aplicado diretamente na pele ou misturado em cremes, loções ou máscaras, ajudando a manter a hidratação e elasticidade da pele através do corpo inteiro.

3 – Evita o envelhecimento precoce da pele

O óleo de girassol possui fortes propriedades antioxidantes, e, por isso, ele consegue proteger as células da pele em todo o corpo por combater bactérias, fungos e outros radicais livres, prevenindo que rugas se formem, que a pele se torne flácida e envelheça rapidamente.

2 – Tratamento de pele irritada

Além de garantir que a pele permaneça mais jovem durante mais tempo, o óleo também consegue fazer com que a pele irritada ou inflamada também seja tratada. Isso se deve, mais uma vez, ao fato do óleo de girassol possuir fortes propriedades antioxidantes.

1 – Evita doenças neurológicas

Por fim, o último dos benefícios da lista que o óleo de girassol possui é a capacidade de evitar o desenvolvimento de doenças neurológicas, já que o óleo possui grandes quantidades de gorduras saudáveis, ajudando assim na formação da bainha de mielina, que é a estrutura responsável pela comunicação e proteção dos neurônios.

Gostou de ler? Pois aproveite e confira também:
7 mitos que te contaram sobre plantar CACTOS – e por que você não deve acreditar

Eduardo Peres
Escrito por

Eduardo Peres

Redator da WebGo Content desde janeiro de 2022. Tenho interesse por assuntos como história, política, filmes, séries (preferencialmente de ação, aventura e ficção científica), além da literatura e pela tecnologia, principalmente por videogames.

0

Aguarde, procurando sua resposta