Auxílio Gás: benefício dará 50% de desconto para famílias a cada 2 meses. Confira!
Auxílio Gás: benefício dará 50% de desconto para famílias a cada 2 meses. Confira todas as informações que você vai precisar.
Após a regulamentação do programa nomeado de Auxílio Gás, cerca de 5,58 milhões de famílias brasileiras vão receber o primeiro pagamento no valor de R $52, quantia para pagar 50% do preço do botijão de gás de 13kg.
As parcelas do programa serão depositadas uma vez a cada 2 meses para famílias de baixa renda. Todos os valores são estabelecidos pela ANP, órgão responsável pelo gás natural, petróleo e biocombustível do país.
Como vai funcionar esse desconto de 50%?
O principal propósito do programa Auxílio Gás é dar uma assistência para população necessitada arcar com o custo de um botijão de gás. Este ano começou com um aumento de 30% no valor total do botijão de 13kg, impossibilitando a compra de uma parcela da população pobre do país.
- Fonte/Reprodução: original
A cada bimestre, será depositado o valor correspondente a 50% do preço do botijão para as famílias cadastradas. Após o depósito, ninguém é obrigado a comprovar que gastou o dinheiro com a compra do gás.
Os pagamentos de todas as parcelas serão feitos pela Caixa Econômica Federal e instituições privadas contratadas por ela. O Ministério da Cidadania é o atual autor do calendário de pagamentos e normas do saque.
Quem terá direito ao auxílio gás?
O benefício será entregue para famílias de baixa renda cadastradas no Cadastro Único voltado para Programas Sociais construídos pelo Governo Federal. A renda dessas famílias deve ser menor que meio salário mínimo, atualmente corresponde ao valor de R $550.
Também serão beneficiadas famílias que tenham em seu núcleo pessoas que recebem o BPC, programa que garante salário mínimo a portadores de deficiente e idosos.
De acordo com o projeto, mulheres vítimas de violência e que tenham pedido medidas protetivas que se enquadrem nos critérios terão prioridade no Auxílio Gás.
Como surgiu o projeto do auxílio gás?
O Auxílio Gás é criação do atual deputado Carlos Zaratini (PT-SP). O projeto teve autorização do Congresso em outubro deste ano. A ideia do programa veio após a constatação que famílias de baixa renda estavam com problemas para realizar a compra do botijão de gás, já que o preço aumentou em mais de 30% somente este ano.
O presidente Jair Bolsonaro assinou a medida que torna o programa Auxílio Gás regulamentado por lei.
A publicação do texto no Diário Oficial saiu na última sexta-feira (3). De acordo com o que foi decretado, o auxílio terá duração no período de 5 anos e espera-se o pagamento de até 30 parcelas do valor.