Fies 2022: inscrições do 2º semestre já começaram; veja o cronograma
Confira aqui o cronograma, os requisitos e como se inscrever e não perca a chance de conseguir um financiamento através do Fies 2022/2!
Começaram nesta terça-feira, 09 de agosto, as inscrições para a edição do segundo semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) de 2022.
Com isso, candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 podem usar a nota para conseguir financiamento das mensalidades em instituições de ensino superior privadas.
As inscrições foram abertas nesta terça-feira (9) e vão durar até as 23h59min desta sexta-feira, 12 de agosto. Confira o cronograma e mais detalhes a seguir.
Cronograma do Fies 2022/2
O calendário oficial do Fies nesta segunda edição de 2022 é o seguinte:
- Inscrições: de 9 a 12 de agosto
- Resultado (pré-selecionados): 16 de agosto
- Complementação das inscrições dos pré-selecionados: 17 a 19 de agosto
- Convocação da lista de espera: 22 de agosto a 22 de setembro
O que é e como funciona o Fies?
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação, criado em 1999, que visa ajudar no financiamento das mensalidades de estudantes de graduação matriculados em instituições privadas de ensino superior.
Os candidatos utilizam a nota que obtiveram no Enem (sendo válidas todas as notas obtidas a partir de 2010) para concorrer a uma das vagas de financiamento.
O financiamento não funciona como uma bolsa (diferenciando o programa do Prouni, por exemplo): o governo paga as mensalidades dos estudantes, através da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, e, depois de formado, o estudante precisa quitar a dívida. É como se o governo fizesse um empréstimo, investindo na educação do estudante para que, depois de formado e já empregado, ele pague o valor emprestado com parcelas compatíveis com sua renda.
Porém, é preciso tomar cuidado: com o desemprego crescente no Brasil, muitos formados não conseguem emprego assim que saem das universidades, arrastando a dívida por muitos e muitos anos. Portanto, planeje-se bem antes de optar pelo financiamento do Fies — e considere outras opções, como o Sisu e o Prouni.
Quem pode se inscrever no Fies?
Podem se inscrever no Fies candidatos que atenderem aos seguintes pré-requisitos:
- Ter participado de alguma edição do Enem a partir de 2010
- Ter alcançado média igual ou superior nas quatro provas do Enem (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática)
- Não ter zerado na redação
- Ter renda familiar mensal bruta per capita de 1 a 3 salários mínimos
As inscrições são feitas através deste portal do Fies, bastando clicar no botão azul “inscreva-se” e seguir os passos indicados pela própria plataforma.