7 mitos que te contaram sobre plantar CACTOS – e por que você não deve acreditar
Os cactos são plantas resistentes e adaptáveis. Mas é bom saber o que é e o que não é verdade entre os vários dos mitos sobre plantar cactos. Confira o que não é verdade sobre essa planta!
Você já deve ter ouvido dizer que cactos são plantas resistentes e que se adaptam a diversos contextos. Além dessa, existem outras coisas que as pessoas costumam falar sobre essas plantas. Só que muitas delas não passam de mitos sobre plantar cactos e por isso você deve ignorar.
Veja também: 7 melhores plantas para pendurar em casa (ideais para decoração de interior)
Assim como outras plantas, os cactos precisam de uma atenção especial e de cuidados específicos para seu desenvolvimento.
É bom saber quais são os principais mitos sobre essa planta e por que você não deve dar atenção a eles.
1) “Os cactos não precisam de água”
Embora algumas pessoas possam dizer que cactos não precisem de algo, isso não é bem verdade. Como toda planta, os cactos precisam, sim, de água para se desenvolver e sobreviver.
A diferença dessa planta para as demais é que ele pode armazenar água em seus tecidos internos e, por causa disso, vai precisar de menos regas do que outras plantas, que já não têm essa mesma capacidade.
É essa habilidade que o cacto tem que o permite viver bem em ambientes áridos ou secos. Ou seja, em condições extremas. Mas em algum momento essa planta vai chegar ao seu limite. Caso não receba a rega, ela pode morrer.
2) “Cactos não precisam de poda”
Pode até ser que os cactos não precisem de poda regular, mas não se deixe enganar. Se você pensa em plantar cactos, precisa saber desde já que eles precisam de poda.
Só que você precisa escolher bem a época em que vai fazer a poda dessa planta. No caso dos cactos, a melhor época para fazer isso é quando eles estão na fase de crescimento ativo, que normalmente vai ocorrer ali na primavera e no versão.
A pode requer as ferramentas certas, como uma tesoura limpa e afiada. E você vai precisar remover as plantas mortas ou doentes, assim como também terá que se livrar brotos indesejados.
3) “São plantas de baixa manutenção”
Em comparação com outras plantas, pode ser que o cacto seja considerado uma planta de baixa manutenção. Mesmo assim, quem quer plantar cacto no jardim de casa precisa ficar bem atento.
Você terá que fazer uma manutenção regular neste tipo de planta. O ideal é procurar sempre atender a necessidades específicas, como quantidade de água, luz, solo e fertilização do seu cacto.
Além do mais, é bom monitorar regularmente essa planta, para detectar problemas antes que seja tarde.
4) “Não é possível destruir cactos”
O cacto pode ser destruído, sim. Apesar de ser resistente, resiliente e se adaptar a diferentes condições, essa planta pode morrer, como pode acontecer com qualquer outra planta. Então não é bom tentar a sorte.
As chances de o cacto ser destruído aumentam quando não se tem um controle de pragas, ou mesmo quando o cuidador deixa de perceber doenças.
Se nada é feito para tratar de qualquer problema enquanto ainda há tempo, essa planta pode morrer.
5) “Essas plantas não precisam de fertilizantes”
Já está claro que muita gente acredita que o cacto é autossuficiente, mas essa é uma afirmação que facilmente cai por terra. Pelo que comentamos até aqui, está clara a importância de cuidar bem do cacto depois de plantar.
Mesmo não precisando de tantos nutrientes, o cacto vai precisar de fertilizantes para se desenvolver bem. Isso ajuda a estimular o crescimento dele e também o florescimento.
Só é bom evitar exagerar na hora de fornecer fertilizantes. Em excesso, os fertilizantes tendem a prejudicar o desenvolvimento dessas plantas.
6) “Podem se desenvolver apenas em solo seco e arenoso”
Esse é um outro mito em que você não deve acreditar de algum, se estiver pensando em começar a cuidar de cactos. Eles podem se adaptar a esse tipo de solo, mas não é dele que os cactos precisam necessariamente.
Existem algumas espécies dessa planta que se desenvolvem com facilidade em solo úmido ou argiloso. Mas é bom ficar ligado, porque cacto não gosta de solo que acumula água, porque isso acaba apodrecendo a raiz.
Se o solo que você escolher for úmido ou argiloso, vai ser uma boa ideia drenar de vez em quando. Basta monitorar a quantidade de água no solo.
7) “Só podem crescer em pleno sol”
Esse é um mito das antigas. É fato que os cactos se adaptam bem ao sol e algumas espécies se dão melhor com regiões mais áridas.
Porém, essa planta também consegue apresentar bom desenvolvimento em locais com sombras parciais. Ela só vai precisar de algumas horas de sol ao longo dia.