Ayrton Senna faria 63 anos nesta terça; relembre 5 recordes que ninguém bateu ainda

Elouise Lopes

20/03/2023

Em 2023, um dos principais pilotos da história, Ayrton Senna, completaria 63 anos de idade. Embora já não esteja mais vivo, Senna conta com seus recordes imbatíveis.

Veja também: Lembra dela? Ex-BBB gastou prêmio de R$ 1,5 mi em menos de um ano; veja como está hoje

Isso só comprova que ele foi mesmo um dos maiores pilotos e que não merece ser esquecido, com vitórias e tanto em seu currículo, entre 1984 e 1994.

Ayrton Senna faria 63 anos nesta terça; relembre 5 recordes que ninguém bateu ainda

(Imagem: Instituto Ayrton Senna/Creative Commons License)

Nas próximas linhas, você vai saber quais são os recordes de Ayrton Senna que seguem intactos mesmo após a sua morte.

1) Tricampeonato mundial consecutivo

O piloto Ayrton Senna faleceu em 1º de maio de 1994, quando disputava o Grande Prêmio de San Marino em Imola, na Itália. Após 39 anos desde sua morte, ele segue mantendo o recorde de três vezes campeão mundial, tendo vencido em 1988, 1989 e 1990.

Além de Senna, apenas outros dois pilotos de Fórmula 1 na história teriam conquistado três campeonatos consecutivos. Estamos falando de Juan Manuel Fangio (Argentina), que venceu em 1954, 1955 e 1956, e de Sebastian Vettel (Alemanha), tricampeão mais recente. Vettel conquistou a vitória em 2010, 2011 e 2012, mas não conseguiu bater o recorde de Senna.

Mais recentemente, o piloto que tem se destacado é Lewis Hamilton (Reino Unido). Ele acumula sete vitórias no mundial, porém não em anos consecutivos.

2) Mais poles em um circuito

Ayrton Senna conseguiu a pole position no Grande Prêmio do Brasil. Em outras palavras, o piloto brasileiro conseguiu larga em 1° ou 2° lugar.

Ainda hoje, esse grande piloto detém o recorde de maior número de pole positions em um único circuito. A primeira conquista do primeiro lugar no grid de largada veio no Grande Prêmio. Ao todo, Senna chegou a acumular pelo menos 24 poles positions, ultrapassando San Marino, que por sua vez tinha batido as 10 vezes do piloto Mario Andretti.

Um dos pontos fortes de Senna enquanto piloto é que ele tinha um estilo agressivo na direção. Ele podia se dar bem até mesmo em pistas molhadas.

3) Maior número de vitórias no Grande Prêmio do Brasil

Já está mais do que claro que Ayrton Senna teve bons acúmulos de vitórias. Afinal de contas, ele tinha uma performance impressionante no Interlagos (o circuito onde a corrida do Grande Prêmio do Brasil acontece). Em geral, esse era um evento muito aguardado pelos fãs do esporte, em todas as regiões do país.

Até hoje, ele tem o recorde de maior número de vitórias no país onde nasceu, tendo vencido o Grande Prêmio do Brasil em seis ocasiões diferentes, entre 1991 e 1994. Na primeira corrida, ele pilotava pela equipe McLaren-Honda. Já nas corridas seguintes, ele pilotou pela equipe Williams-Renault.

As corridas de Senna estiveram entre as mais emocionantes da Fórmula 1 e assim foi que o piloto conseguiu manter um legado de que até hoje tanto se fala.

4) Vitórias no Grande Prêmio de Mônaco

Outra grande conquista de Senna foi ter adquirido o Grande Prêmio de Mônaco em seis momentos diferentes. Essa corrida é tão importante porque ela é uma das mais difíceis de se executar, já que tem uma pista estreita e sinuosa.

O piloto tem que ter muita habilidade e coragem para conseguir ir até o final. No caso de Senna, ele era particularmente talentoso em e não é à toa que tem o recorde de maior número de vitórias no circuito de rua mais famoso da Fórmula 1, ainda nos dias de hoje. Ele venceu a corrida em seis ocasiões diferentes: em 1987, 1989, 1990, 1991, 1992 e 1993.

O piloto Michael Schumacher também conseguiu boas vitórias no Grande Prêmio Mônaco. Só que isso se repetiu por apenas cinco vezes. Ou seja, Schumacher teve um número de vitórias menor do que o de Senna e por isso ele continua sendo o piloto com mais vitórias no Grande Prêmio de Mônaco ainda hoje.

5) Número de vitórias em uma única temporada

Outro recorde de Ayrton Senna que nenhum outro piloto conseguiu bater até hoje foi o de maior número de vitórias em uma única temporada.

No caso de Senna, isso aconteceu lá no ano de 1988, quando ele conseguiu vencer 8 das 16 corridas da temporada. E foi nesse momento que ele acabou conquistando o recorde de maior número de vitórias em uma única temporada.

Até o momento, esse recorde não foi quebrado e Senna se mantém como platônico também nessa conquista histórica.

Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.

0

Aguarde, procurando sua resposta