Use bicarbonato nas suas plantas: você vai se livrar de 4 problemas

Elouise Lopes

28/02/2023

O bicarbonato é uma substância que poderá ajudar e muito quem quer cuidar melhor das plantas do jardim de casa.

Veja também: Como fazer mudas de plantas em casa: passo a passo simples e rápido

Nem todo mundo sabe, mas esse ingrediente pode ser um ótimo aliado para combater diferentes problemas que envolvem as plantas, por isso não deve ser ignorado na jardinagem.

Use bicarbonato nas suas plantas: você vai se livrar de 4 problemas

Você só precisa saber quando e como usar o bicarbonato de sódio para salvar suas plantas e zelar pela saúde delas.

1) Fungos nas folhas e flores

Existe uma série de prejuízos que os fungos podem trazer para as plantas. Um dos mais perceptíveis é a morte do tecido vegetal, já que não demora para que as flores comecem a ficar escuras. Outro prejuízo que é bastante problemático é a redução da fotossíntese, porque os fungos atuam de modo a prejudicar a respiração da planta.

A boa notícia é que o bicarbonato de sódio pode ser usado para combater o crescimento de fungos em plantas, como é o caso do fungo conhecido pelo nome de oídio, que pode aparecer em folhas e flores.

Tudo que você precisa fazer é preparar uma solução de bicarbonato de sódio e água. Misturando as duas substâncias em um borrifador e depois agitando bem, você pode aplicar a mistura nas áreas afetadas e logo mais verá recuperação da saúde da planta.

2) Solo muito ácido

Ter um solo ácido é muito ruim para uma planta. Afinal de contas, a acidez acaba danificando diretamente as células da planta, o que implica na capacidade de ela absorver os nutrientes que precisa para seu crescimento e também seu desenvolvimento.

Dependendo da planta que você tem em casa, pode ser uma boa ideia fazer a neutralização da acidez do solo usando o bicarbonato de sódio. Para isso, o que você precisa fazer é adicionar uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio ao solo e depois misturar bem os dois. Daí é só continuar fazendo a rega e esperar o resultado.

Mas, como comentamos, considere a espécie de planta que você tem em casa, porque existem algumas plantas que gostam de solo ácido, como é o caso das azaleias e dos rododendros, por exemplo.

3) Danos causados por insetos

Certos insetos podem ajudar no desenvolvimento do seu jardim, enquanto outros podem causar a devastação. Nesse segundo caso, é bom ficar alerta e tomar as devidas providências, para evitar perder o pouco da natureza que há no terreno da sua casa.

Também nesse contexto o bicarbonato vai ser muito útil, ajudando a reduzir o dano causado por insetos nas plantas.

Você vai precisar fazer uma mistura de bicarbonato de sódio e água. Depois de combinar as substâncias e misturar bem, você vai poder usá-los para aplicar às plantas. Isso deverá ajudar a controlar a invasão de insetos como pulgões e ácaros.

4) Má qualidade das frutas

Quem cultiva plantas que dão frutos têm o objetivo de adquirir frutas de qualidade e não o contrário. Mas infelizmente não é tão incomum se deparar com o contrário, tendo em vista uma série de fatores, como as condições locais, pragas e mais.

Uma fruta de qualidade ruim tem uma aparência feia, além de perder toda a suculência e o sabor. Por isso, é bom fugir desse tipo de colheita.

Para ajudar a colher os frutos das plantas com boa qualidade, você pode optar por fazer a aplicação de uma solução de bicarbonato de sódio nas plantas durante a fase de floração. Isso é bom porque vai ajudar a melhorar a qualidade das frutas e vai contribuir para um consumo seguro dessas frutas.

No geral, é bom considerar o bicarbonato de sódio como solução para problemas com plantas. Só que isso deve ser feito com moderação e apenas quando necessário.

Se o bicarbonato for usado de maneira recorrente, ele poderá acabar danificando as plantas de vez. Além disso, alguns tipos de plantas podem ser sensíveis ao bicarbonato de sódio, então é sempre importante testar em uma pequena área antes de aplicar a solução em toda a planta.

Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.