Burj Khalifah custou 1,5 bi de dólares; veja 5 curiosidades sobre o prédio mais alto do mundo
Inaugurado em 4 de janeiro de 2010, o Burj Khalifah é atualmente o prédio mais alto do mundo, esticando-se por mais de 800 metros acima do solo, tendo custado mais de um bilhão de dólares para ser construído e possuindo muito mais curiosidades que poucas pessoas conhecem. Veja 5 delas a seguir!
5 – Um projeto super ambicioso
O arranha-céu custou um total de 1,5 bilhões de dólares para ser construído, com a sua principal investidora sendo a Emaar Properties, simplesmente a maior empresa imobiliária do mundo. O prédio possui 160 andares e levou 6 anos para ser completado com um total de 12 mil profissionais trabalhando no projeto com um total de 22 milhões de horas de trabalho gastas.
Foram mais de 100 países que participaram no projeto do arranha-céu, com mais de 30 empresas de arquitetura, design e construção ao redor do mundo inteiro que foram contratadas. Até hoje, o Burj Khalifah é considerado como uma das maiores conquistas do mundo da engenharia moderna.
4 – Extremamente luxuoso
O Burj Khalifah é um prédio com finalidade múltipla, ou seja, ele possui residências privadas, escritórios, áreas de lazer, instalações de saúde, piscinas, áreas de observação e também é um hotel. Além disso, ele possui a maior galeria de artes do mundo, com mais de 80 peças em exposição de vários artistas de várias nacionalidades, com obras de arte dos mais variados tipos.
3 – Inspirado no Lírio-Aranha
Adrian Smith, um dos principais arquitetos do projeto, se inspirou no lírio-aranha, uma flor típica da região de Dubai, cidade onde o arranha-céu foi construído. Se olharmos o edifício de cima, veremos que ele se assemelha muito à flor, pois o arranha-céu é composto com três segmentos externos em volta de uma torre central que vão afunilando perto do topo.
Semelhantemente, o lírio-aranha possui pétalas que saem do centro da flor e que esticam para fora de seu centro. O arranha-céu não é exatamente igual à flor, mas possui uma certa semelhança.
2 – Quanto custa para ficar hospedado no prédio?
O prédio possui um total de 144 apartamentos localizados no 9º e 16º andar. Cada um desses apartamentos foram criados com peças de decoração personalizadas e móveis feitos sob medida para gerar uma experiência confortável para os hóspedes. Se você está curioso para saber quanto custa o preço diário para ficar hospedado no prédio, de acordo com alguns sites de reservas no Brasil, o preço pode chegar a R$ 2,500,00 por dia.
1 – Recordes mundiais
O Burj Khalifah estabeleceu os seguintes recordes: O Edifício mais alto do mundo, a estrutura independente mais alta do mundo, o prédio com maior número de andares do mundo, o andar ocupado mais alto do mundo, área de observação ao ar livre mais alta do mundo, elevador com a maior distância de viagem do mundo e também tendo o elevador de serviço mais alto do mundo.
Na sua construção, foram utilizados 330.000 mil metros cúbicos de concreto, 39.000 toneladas de aço, 103.000 metros quadrados de vidro e 15.500 metros quadrados de aço inoxidável.
Gostou de ler? Pois aproveite e confira também:
6 modelos de carro da Renault mais vendidos no Brasil: consegue adivinhar o 1º lugar?