O café mais caro do mundo vai te surpreender por um detalhe EXÓTICO
Só quem aprecia um bom café sabe que os sabores, sensações e texturas variam de grão para grão. A bebida mais consumida no mundo, depois da água, é repleta de curiosidades. Inclusive sobre o café mais caro do mundo!
Talvez você já tenha ouvido algo sobre isso mas ignorou ou não acreditou. Mas creia você ou não, o Kopi Luwak, café mais caro do mundo, é feito a partir das fezes de um pequeno animal asiático, a civeta.
Não apenas isso, mas o kilo de seus grãos pode chegar aos milhares de dólares!
Parece um absurdo, não é? Continue conosco pois neste artigo vamos esclarecer todas essas informações e explicar de onde vem o Kopi Luwak e porque ele é tão caro.
Do que é feito o café mais caro do mundo?
Antes de continuar é preciso esclarecer que o informado acima é um exagero muitas vezes visto na mídia ou nas redes sociais. É mais uma forma jocosa de passar a informação e gerar interesse e, talvez, algumas risadas.
A verdade é que o Kopi Luwak, um dos cafés mais caros do mundo, é feito a partir de grãos retirados das fezes da civeta (nome científico Paradoxurus hermaphroditus), um animal natural do sul e sudeste asiático próximo do gato.
Apesar de parecer absurdo à primeira vista, não é preciso ficar com medo de provar este café. Isto porque, claro, todos os grãos são muito bem limpos, moídos e preparados para consumo antes de chegar à xícara dos clientes.
O que tornou este café tão infame foi não apenas o fato dele sair das fezes de um animal, mas também a curiosidade gerada por ele uma vez que apareceu na mídia.
Por exemplo, sua apresentação no programa da apresentadora norte-americana Oprah Winfrey, e no filme Antes de Partir, foi grande responsável por popularizá-lo.
A partir de então o mundo todo começou a falar sobre o Kopi Luwak e como é um café exótico.
Quanto custa o Kopi Luwak, o café mais caro do mundo?
Chegamos na parte que realmente interessa. Se você algum dia quiser provar o Kopi Luwak precisará desembolsar quanta grana?
Falando primeiramente sobre o valor do kilo, as coisas variam bastante. Apesar disso, mesmo o valor inicial de venda é caro, começando em cerca de 400 dólares por cada um kilo do café.
Para as marcas mais caras a média fica em US$ 1300,00, mas algumas chegam a cobrar até mesmo 3 mil dólares pelo kilo de Kopi Luwak.
Isto é mais de 15 mil reais!
Já a xícara sempre dependerá do estabelecimento, onde você está e qual marca eles oferecem. Ainda assim, os valores são bastante salgados. Os preços pelo copo de Kopi Luwak começam em cerca de 60 dólares e podem até mesmo passar dos US$ 100,00.
Porque o Kopi Luwak é tão caro?
Você deve estar se perguntando se esses preços são justificados. Bom, este julgamento varia para cada pessoa, mas fato é que produzir o Kopi Luwak não é tarefa fácil, o que contribui para tais valores.
Primeiramente, por ser feito de grãos retirados das fezes da civeta, sua coleta e preparo para consumo é totalmente manual. Só isso já encarece bastante o produto, pois diminui consideravelmente sua oferta pela demora e limitações do processo.
Em segundo lugar, ele é produzido nas ilhas de Bali, Java, Sumatra e Sulawesi, na Indonésia, e sua importação envolve muitos gastos.
Além disso, sua própria existência depende de um animal não domesticado. Assim, o recolhimento dos grãos é ainda mais difícil.
Apesar disso, muitos produtores aprisionam civetas e as alimentam apenas com café para acelerar essa produção e baratear seus custos, maximizando os lucros. Tal prática é fortemente condenada e muitos órgãos, como o PETA, lutam pela abolição dela.
Kopi Luwak, o café mais caro do mundo, é bom?
Apenas ser exótico não é o suficiente para tornar um café mundialmente famoso por tanto tempo. Por sorte, o Kopi Luwak realmente tem um valor e diferencial que o faz ser uma bebida especial.
Ao ser ingerido pela civeta, o fruto do café passa pelo trato intestinal do animal, onde será digerido. Lá ele fica misturado com outras plantas e frutos, e todos estes sofrem efeitos dos sucos gástricos e enzimas digestivas.
É justamente este processo de digestão que modifica a composição dos grãos do café. Estes não são totalmente digeridos, mas tem propriedades alteradas e, com isso, resulta em uma bebida de aspecto mais aveludado, com menos amargor e acidez depois de ser moído e preparado.
Outras características marcantes do Kopi Luwak é seu sabor mais doce, com nuances de frutas vermelhas. Assim, podemos dizer que ele é ideal para quem adora uma bebida quente e encorpada, mas sem todo o amargor encontrado nos cafés tradicionais.