Como saber quanto vou receber de férias? Explicamos!

Eduardo Peres

18/03/2023

Todo mundo tira férias de vez em quando, porém, o salário pode ser afetado devido ao tempo que você permaneceu fora do trabalho. Mas existe um jeito de saber o quanto você vai receber mesmo estando de férias.

Confira também: O que é Cartão Pré-Pago? Como ele funciona?

Embora possa parecer algo complicado, asseguramos para você que isso é algo totalmente fácil de ser feito, e que você pode fazer inclusive dentro de alguns minutos.

(Imagem: Firmbee.com/ Unsplash)

(Imagem: Firmbee.com/ Unsplash)

Além de aprender a como calcular o seu salário em tempos de férias, você poderá ver também algumas situações, variações e detalhes que precisam ser levados em consideração na hora de fazer o cálculo.

Como saber o quanto vou receber estando de férias?

O resultado do cálculo será o valor total de quanto o trabalhador receberá pelo tempo integral do seu descanso, conforme o que foi previsto no contrato. Mas é importante saber que existe alguns fatores que alteram o cálculo, como por exemplo:

  • Percentual de descontos do INSS e IRRF;
  • Pedido de antecipação do 13º salário;
  • Horas extras;
  • Adicional noturno;
  • Comissões recebidas.

Se você quer saber o quanto irá receber estando de férias, veja a seguir um passo a passo de como calcular o valor:

  1. Primeiramente, é necessário realizar a média do salário do trabalhador durante os últimos 12 meses; isso é importante para aqueles trabalhadores que realizam muitas horas extras;
  2. Em seguida, é necessário fazer o cálculo do 1/3 constitucional, ou seja, basta pegar o valor do cálculo anterior e dividir por 3, depois somar os 2 valores;
  3. Depois, será preciso calcular os descontos da Previdência Social e da Receita Federal, sendo eles 10,5% e 15% respectivamente;
  4. Depois que você descontou os valores, você terá descoberto o quanto irá receber nas férias.

Existem muitas calculadoras online que podem fazer o cálculo para você. Veja algumas a seguir:

Outras coisas que você precisa saber sobre o assunto

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) diz que todo trabalhador tem direito a um período anual de férias sem correr o risco de sofrer um prejuízo referente ao seu salário.

Depois que o trabalhador completou um ano trabalhando para uma certa empresa ele poderá tirar as suas férias. Mas o trabalhador só terá o seu descanso depois que empresa lhe conceder, algo que pode demorar até 12 meses.

Caso a empresa ultrapasse o tempo limite, ela correrá o risco de sofrer multas e até mesmo um processo trabalhista. Além disso, a CLT também afirma que o trabalhador tem direito de receber uma remuneração, chamada de “Adicional de Férias”, que consiste em 1 salário mais 1/3 do salário que a pessoa recebe.

Como a reforma trabalhista afetou o cálculo do salário

Devido à reforma trabalhista de 2017, alguns detalhes referentes ao cálculo do salário foram afetados e modificados. Por exemplo, as férias agora podem ser fracionadas, do mesmo jeito que o pagamento do salário deixa de funcionar de forma integral, e passa a funcionar de forma fracionada também.

Além disso, uma outra regra havia sido introduzida, impondo que as férias não podiam começar dois dias antes de feriados e de descansos. Com isso, as férias passam a funcionar da seguinte forma:

  • As férias podem ser divididas em até 3 partes diferentes, com a primeira podendo ter no mínimo 14 dias, e as 2 outras não podendo ter menos do que 5 dias;
  • Trabalhadores que são menores de 18 anos, e aqueles que são maiores de 50 anos, podem fracionar as suas férias (antes os trabalhadores tinham que tirar 30 dias seguidos de férias);
  • Os trabalhadores que possuem horário de trabalho parcial passaram a ter os mesmos direitos que os trabalhadores de horário integral;
  • O parcelamento das férias foi incluído na modalidade de férias coletivas, com as regras nesse caso dizendo que o pagamento do salário também tem que ser fracionado.

Gostou de ler? Pois aproveite e confira também:
Inscrição Minha Casa Minha Vida: veja como é simples fazer a contratação

Eduardo Peres
Escrito por

Eduardo Peres

Redator da WebGo Content desde janeiro de 2022. Tenho interesse por assuntos como história, política, filmes, séries (preferencialmente de ação, aventura e ficção científica), além da literatura e pela tecnologia, principalmente por videogames.