Empréstimo Caixa Tem: quando vai ser liberado? Conheça os requisitos

Empréstimo Caixa Tem: quando vai ser liberado? Conheça os requisitos
Saiba quando o empréstimo do Caixa Tem para empreendedores deve ser liberado e fique por dentro das condições para solicitar o serviço. (Imagem: Reprodução/Internet)

O Caixa Tem é o aplicativo da Caixa Federal Econômica em que estão centralizados os pagamentos de benefícios sociais e trabalhistas promovidos pelo Governo Federal. Em 2022, foi lançada uma modalidade de empréstimo, concedida pela plataforma digital.

É importante conhecer os detalhes a respeito desta modalidade de empréstimo do Caixa Tem.

Publicidade

Publicidade

A seguir, você fica sabendo quando vai ser liberado o empréstimo do Caixa Tem, quais as condições para contratar o empréstimo do Caixa Tem e mais. Confira!

Quando vai ser liberado o empréstimo no Caixa Tem?

Depois que o usuário solicita a contratação de empréstimo pelo aplicativo do Caixa Tem, ele deve aguardar um prazo de até 10 dias para que o valor seja liberado.

O SIM Digital, como é chamado o programa de empréstimo da Caixa Econômica Federal pelo aplicativo do Caixa Tem, é uma modalidade de empréstimo voltada a empreendedores. A ideia é que os usuários do Caixa Tem tenham a possibilidade de fazer pagamentos referentes ao próprio negócio.

Publicidade

Publicidade

Ou seja, o dinheiro disponível para contratação tem o objetivo de trazer melhorias para o empreendimento do trabalhador autônomo e de quem atua como MEI (Microempreendedor Individual).

Nesse sentido, o usuário deve solicitar a contratação de empréstimo para pagar salário de funcionários, pagar conta de luz, fornecedores e mais.

Na hora em que o usuário simula a contratação de empréstimo, ele deve informar a finalidade dele, além de informar o ramo de ocupação e a renda declarada.

Quais as condições para contratar empréstimo do Caixa Tem?

Como comentamos anteriormente, o empréstimo disponibilizado pela Caixa Econômica a partir do aplicativo do Caixa Tem é voltado para empreendedores. As condições para fazer o empréstimo variam de quem é pessoa física e recebe o benefício Auxílio Brasil para quem é pessoa jurídica (MEI). Confira a seguir.

Pessoa física

  • Pessoas Físicas que desejam iniciar ou melhorar seu negócio, inclusive beneficiários do Auxílio Brasil
  • Ter menos de 3 mil reais em dívidas bancárias em 31/01/2022, excluindo financiamentos habitacionais e limites não utilizados
  • Ter o cadastro atualizado no CAIXA Tem
  • Possuir uma Poupança Digital+
  • Ser aprovado na análise de crédito
  • Estar enquadrado nas regras do SIM Digital – Programa de Simplificação do Microcrédito Digital para Empreendedores, segundo a Portaria MTP 660/2022

MEI

  • Microempreendedor Individual com 12 meses ou mais de atividade/constituição como MEI
  • Ter faturamento anual menor que 81 mil reais
  • Ter menos de 3 mil reais em dívidas bancárias em 31/01/2022, excluindo financiamentos habitacionais e limites não utilizados
  • Possuir uma Conta Pessoa Jurídica CAIXA
  • Ser aprovado na análise de crédito
  • Estar enquadrado nas regras do SIM Digital – Programa de Simplificação do Microcrédito Digital para Empreendedores, segundo a Portaria MTP 660/2022

Ainda é importante destacar que pessoas físicas podem fazer a contratação do empréstimo diretamente pelo aplicativo do Caixa Tem. Nesse caso, basta entrar no aplicativo e, depois de fazer login, fazer a atualização cadastral. O usuário precisa:

  • Informar o endereço
  • Informar a renda*
  • Enviar uma foto do seu documento de identidade (RG ou CNH)
  • Enviar uma selfie (uma foto sua)

O aplicativo também precisa estar atualizado para contratar o empréstimo para empreendedor PF de até R$ 1 mil, com juros a partir de 1,95% ao mês.

Publicidade

Publicidade

Devemos lembrar que qualquer pessoa pode abrir uma conta no Caixa Tem e ter sua conta digital, ainda que não receba benefícios sociais ou trabalhistas.

A liberação do empréstimo para pessoa física leva até 10 dias úteis para ser realizada, depois que o usuário solicita a contratação.

Enquanto isso, quem atua como MEI deve procurar uma agência da Caixa Econômica, pois nesse caso o empréstimo só pode ser contratado presencialmente. É necessário apresentar a documentação que comprove o faturamento anual da categoria e atuação superior a 12 meses, conforme estabelecido pelas regras da modalidade de empréstimo.

Veja também: Você pode conseguir Auxílio-Doença SEM PERÍCIA MÉDICA com essa mudança

Elouise LopesRedatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR. Fã de café à meia noite e amante de fotografia de paisagens naturais.
Veja mais ›
Fechar