Gigante dos automóveis DEMITE 3,6 mil trabalhadores em SP; entenda

Elouise Lopes

07/09/2022

Na última terça-feira (6), uma das maiores montadoras de automóveis do mundo anunciou a demissão de mais de 3,6 mil trabalhadores em São Paulo, além da uma reestruturação de uma de suas fábricas de caminhões e chassis de ônibus.

Continue lendo esta matéria do No Detalhe e entenda os detalhes dessa polêmica e impactante decisão.

Mercedes-Benz demite 3,6 mil funcionários

A Mercedes-Benz anunciou a demissão de 3,6 mil funcionários e a reestruturação de uma de suas fábricas localizadas na região de São Bernardo do Campo, São Paulo, na última terça-feira, 6 de setembro. A fábrica em questão era especializada na produção de caminhões e chassis de ônibus.

Como resultado da reestruturação, grande parte da operação na fábrica será terceirizada, o que também motivou a demissão de boa parte da força de trabalho da empresa.

Dos 3,6 mil funcionários demitidos, 2,2 mil já serão desligados da empresa, enquanto outros 1,4 mil, atualmente com contratos temporários, não terão seus contratos renovados a partir de dezembro desse ano.

Segundo a Mercedes-Benz, os seguintes setores de sua fábrica passarão a ter trabalhadores terceirizados, ou seja, contratados por outras empresas: logística, manutenção e ferramentaria, além de toda a parte de produção de componentes como eixos dianteiros e transmissão média.

Através de sua assessoria de imprensa, a Mercedes-Benz fez o seguinte pronunciamento: “Esclarecimentos e comunicados à imprensa por parte do sindicato e sua direção só serão feitos após conversa e assembleia com os trabalhadores da planta“.

A assembleia já tem data marcada e acontecerá na próxima quinta-feira, 8 de setembro, às 14h00, quando mais informações sobre a reestruturação e as motivações por trás do desligamento dos funcionários deverão ser compartilhadas.

Sobre a Mercedes-Benz

Criada em 1924 como uma fusão da Benz & Cie e da Daimier-Motoren-Gessellschaft, a Mercedes-Benz é a mais antiga e uma das principais produtoras de automóveis e veículos comerciais, como caminhões e ônibus, do mundo.

Em 2020, a empresa anunciou o fechamento de uma de suas fábricas brasileiras, focada na produção de carros de luxos da marca, localizada em Iracemápolis, interior de São Paulo, alegando a situação econômica difícil e bastante instável no Brasil.

Atualmente, há apenas duas fábricas da Mercedes-Benz no Brasil: uma em Juiz de Fora, Minas Gerais, voltada à produção de cabines de caminhões, e a da de São Bernardo do Campo, São Paulo, que teve a recente rodada de demissões.

Você também pode gostar de ler:
Desempregado se surpreende com resposta de RH: “passou da idade”

Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.

0

Aguarde, procurando sua resposta