INSS: prorrogado o projeto piloto do Programa de Gestão do Atendimento Presencial
Acesse agora o No Detalhe e saiba mais sobre o Programa de Gestão do Atendimento Presencial, prorrogado pelo INSS até o fim deste ano.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prorrogou até o dia 31 de dezembro o Programa de Gestão do Atendimento Presencial, que institui metas de produtividade para os servidores da instituição com objetivo de impulsionar a rapidez no atendimento aos segurados e diminuir a fila de espera de solicitações de benefícios e aposentadoria.
O que esse Programa de Gestão do Atendimento Presencial propõe?
A proposta do Programa de Gestão do Atendimento Presencial do INSS é estabelecer metas diárias de produtividade em que os servidores irão receber pontos por tarefas realizadas, como concessão de benefícios, revisões ou análises de irregularidade.
O objetivo é agilizar os atendimentos e reduzir a fila de espera, que aumentou após a pandemia de Covid-19, com a suspensão dos atendimentos presenciais.
Além do sistema de pontuação, o Programa de Gestão do Atendimento determina que os servidores devem sempre priorizar o atendimento ao público, e não deixem de realizar esse atendimento para cumprir qualquer outra atividade, a não ser que o segurado não esteja presente no horário marcado. Também há uma meta de atendimentos diários para os servidores.
Atualmente, o prazo que o INSS tem para concluir análises de benefícios varia entre 30 e 90 dias, a depender de qual benefício está sendo solicitado. No momento atual, a fila para receber aposentadoria é de 1,8 milhão de beneficiários e cerca de 600 mil segurados aguardam resposta sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Como participar dessa experiência?
Os servidores do INSS que desejem fazer parte do Programa de Gestão do Atendimento Presencial devem solicitar o credenciamento no Sistema de Gerenciamento de Tarefas (GET).
Para participar, é necessário ser servidor com vínculo efetivo, trabalhar por 30 ou 40 horas semanais, e atuar no atendimento ao segurado, de forma direta ou indireta.
Caso a fase experimental do Programa de Gestão do Atendimento Presencial seja satisfatória, é possível que o INSS efetive o projeto e realize a sua implantação como um aparato a mais para agilizar o serviço público, prestar um atendimento mais rápido aos segurados e diminuir o tempo de espera por uma resposta da instituição.