O que acontece se eu não pagar a Fatura do Cartão de Crédito?
Quase 70 milhões de brasileiros estão inadimplentes no Brasil atualmente. Saiba o que acontece se não pagar a fatura do cartão.
Atualmente, quase 70 milhões de brasileiros estão inadimplentes, de acordo com um levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). No meio disso, é importante saber o que acontece quando o consumidor não consegue pagar a fatura do cartão de crédito.
Isso porque muitas das dívidas que são geradas entre os brasileiros têm relação com o cartão de crédito.
O que acontece se a fatura do cartão não for paga?
Existem situações que fazem com que o cidadão acabe por não pagar a fatura do cartão de crédito. Quando isso acontece, é preciso estar ciente de que haverá cobrança de juros, a partir do momento em que a fatura vencer.
Enquanto o consumidor não realizar o pagamento da fatura, serão incididos juros sobre a fatura. A respeito disso, é importante saber que os juros atualmente estão bastante elevado. Desde a última reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), a taxa Selic está em 13,75%.
Além disso, após um dia com dívida ativa, a instituição bancária com que se tem débito já tem permissão para colocar o nome do cidadão na lista de devedores do SPC ou SERASA.
Isso pode acontecer porque o Código de Defesa do Consumidor não estabelece um prazo mínimo para que o credor esteja autorizado a fazer a inclusão nos órgãos de restrição ao crédito. O CPF do consumidor deve deixar de ficar restrito novamente apenas quando ele quitar sua dívida.
Se o valor da dívida ficar muito alta, o cidadão tem a opção de optar pela chamada “negociação extrajudicial” e fazer a negociação da dívida com a instituição para que está devendo.
Ao negociar a dívida diretamente com a empresa, o cidadão pode conseguir a cobrança de juros mais baixos e até mesmo obter descontos, principalmente em casos em são feitos mutirões de negociação.
No geral, o cidadão não precisa se preocupar caso fique com CPF restrito, pois ficar com nome sujo por não realizar pagamento da fatura de um cartão de crédito não implica em ficar impedido de usar outros cartões.
Veja também: Já posso solicitar o Empréstimo do Auxílio Brasil? Entenda