O que é a CNH Digital: aprenda como usar

Acesse agora o No Detalhe e leia sobre como ativar e utilizar a CNH digital no seu dispositivo móvel e facilite sua vida

Desde 2017 os motoristas brasileiros têm a opção de usufruir da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital, que pode ser bastante útil caso tenha esquecido a versão impressa e foi parado em uma blitz ou teve algum outro imprevisto em que precisou da CNH. Para ter acesso à carteira digital, basta instalar um aplicativo e realizar um rápido cadastro. Veja mais informações sobre esse tipo de CNH a seguir.

O que é a CNH Digital?

A CNH digital nada mais é do que uma alternativa para a carteira de habilitação física. Nela constam todas as informações que há na versão impressa, e ambas têm a mesma validade e fé pública, portanto, a essa Carteira de Habilitação deve, obrigatoriamente, ser aceita como um documento oficial.

Publicidade

Publicidade

Como ativar e baixar essa CNH pela internet?

Baixar e ativar a Carteira Nacional de Habilitação digital é um processo bastante simples, basta ter um celular ou tablet com sistema operacional igual ou superior ao Android na versão 4.0.3 ou ao iOS versão 10, e está disponível para todo o Brasil. Veja a seguir os passos para ativar essa CNH:

  • Instale no seu celular o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (disponível para iOS e Android);
  • Realize seu cadastro no aplicativo ao preencher as informações solicitadas;
  • Um link de confirmação da conta será encaminhado para o seu endereço de e-mail cadastrado, clique em ‘ativar’;
  • Após ativar, faça login no aplicativo pelo seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha;
  • Insira o número da sua CNH no aplicativo ao clicar no ícone ‘+’, depois escolha ‘CNH digital’ e depois informe o número do seu documento;
  • Informe o número de segurança que está disponível em sua CNH impressa;
  • Por último, clique em ‘Ok’ e depois em ‘Baixar CNH’.

Por último, será necessário criar uma senha de quatro dígitos para acessar a carteira digital. Após realizar esses passos, a sua CNH digital já estará disponível e poderá ser utilizada normalmente.

Como funciona a CNH Digital?

Para utilizar a CNH após realizar o cadastro e ativação, basta abrir o aplicativo e mostrar o documento sempre que for necessário, para ter acesso a ela não é necessário ter conexão com internet, pode ser acessada off-line. A CNH só pode ser cadastrada em um único dispositivo por vez, e cada dispositivo só pode ter uma Carteira de Habilitação digital cadastrada.

Publicidade

Publicidade

Essa CNH é completamente segura, e é possível confirmar a autenticidade do documento por meio do QR Code. Caso tenha sido roubado ou perdido o dispositivo em que a CNH digital estava cadastrada, é possível desfazer o cadastro do celular no site do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).

Conheça a CNH digital
fonte/produção: original

Ter a Carteira de Habilitação digital cadastrada em seu celular não é obrigatório, porém, pode ser bastante útil caso aconteça um imprevisto, você não tenha sua CNH impressa em mãos e precise do documento.

Portanto, esteja atento, se for parado em uma blitz, não tiver a CNH impressa e o celular estiver descarregado, sem possibilidade de mostrar a carteira digital, é prevista uma multa de R$88,33, e três pontos na carteira.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário