PL para barrar aumento de IPVA 2022 em SP: O acréscimo pode ultrapassar 28%

O PL para barrar o aumento de IPVA 2022 é criado para evitar os valores do imposto. Confira mais em nosso site!

O IPVA 2022 SP, terá um projeto de lei que poderá barrar aumento de IPVA para São Paulo, visto que seus valores são mais altos que o esperado e muitos motoristas foram pegos de surpresa. Este projeto será um aliado de quem possui um veículo e não deseja pagar a mais no IPVA.

O que é o projeto de lei 603/21?

Por conta do aumento brusco no IPVA 2022, o deputado Ricardo Mellão (Novo-SP), apresenta um projeto de Lei 603/21 cujo foco é impedir qualquer acréscimo no imposto de IPVA para os próximos anos.

Publicidade

Publicidade

Por que houve tanto aumento nos preços dos carros?

Os valores deste imposto se adéquam ao que está inserido na Tabela Fipe, que aumentou rapidamente nos valores de carros usados e seminovos.

Todos os cálculos são feitos diretamente no que consta nesta tabela.

PL para barrar aumento de IPVA 2022 em SP O acréscimo pode ultrapassar 28% (2)
Fonte/Reprodução: original

O valor dos automóveis subiu desde o começo da pandemia de Covid-19, e existem certos carros que chegaram ao valor de R$ 100 mil. Isto serve aos carros básicos, e que não passam dos R$ 40 mil pelas concessionárias do Brasil.

Publicidade

Publicidade

Outro motivo pelo qual a pandemia corroborou para gerar aumento nos veículos, é pelo preço alto das matérias-primas, das borrachas, resinas e do próprio aço, que pode chegar a um percentual de 120%.

Em 2° lugar entra a desvalorização da moeda brasileira, que fez com que os itens importados ficassem mais caros do que já estavam antes de ocorrer a pandemia.

Como o aumento influencia no acréscimo do IPVA?

Perceba que quanto mais o valor do automóvel subir, maior será o imposto, e isto tem ligação direta com os valores exorbitantes do IPVA 2022 juntamente da Tabela Fipe.

Será imprescindível estar atento com relação às mudanças nos valores dos veículos, e não ficar feliz por haver uma maxi valorização em seu carro porque sempre no próximo ano este valor virá alto no imposto.

Semicondutores em falta

Um grave problema que a indústria e fábricas enfrentam se dá por conta da escassez dos semicondutores, que vem de fora. Eles são utilizados nas partes eletrônicas que se equiparam nos veículos.

A Anfavea menciona que as produções do 1° semestre de 2021 permaneceram abaixo do que deveriam por conta desta crise.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário