RENOVAÇÃO da CNH passo a passo; veja como fazer e não corra o risco de até perder seu carro!

Eduardo Peres

01/04/2024

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento essencial para todos os motoristas, e sua renovação é um procedimento legal obrigatório.

Manter a CNH atualizada garante a conformidade com as normativas de trânsito e assegura o direito de dirigir legalmente. Trazemos aqui um guia simples para renovar sua CNH e não correr o risco de ficar sem seu veículo.

Como funciona a CNH Digital

A CNH Digital é a versão eletrônica do documento físico que todo condutor carrega e é válida em todo o território nacional. Ela pode ser acessada por meio do aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito e apresenta as mesmas informações da versão impressa, incluindo um QR Code que permite a checagem rápida e segura dos dados.

Ignorar a renovação da CNH pode levar à infração gravíssima, com multa significativa, perda de pontos na carteira e até mesmo o risco de ter o veículo retido. Após 30 dias do vencimento, já é possível haver sanções e, passados 5 anos, o motorista deve passar por um curso de atualização.

RECOMENDAMOS
Você precisa de um carro e boa vontade para ser um entregador de grandes lojas virtuais. Saiba como!
Quero Saber
Você permanecerá no site atual

O que precisa fazer para ter a CNH Digital no Celular

Para obter a CNH Digital, é necessário ter a CNH impressa com o QR Code e realizar um cadastro no portal de serviços do Denatran. Após isso, o aplicativo CDT no celular será a sua ferramenta para vincular e ativar a versão digital da sua carteira de motorista.

Passo a Passo para fazer o download da sua CNH Digital

  1. Primeiramente, baixe o aplicativo CDT na loja de aplicativos do seu smartphone, estando disponível na Google Play Store e na Apple Store.
  2. Após a instalação, faça seu cadastro no portal de serviços do Denatran e siga as instruções para ativar a sua CNH Digital no aplicativo.
  3. Assim, você terá seu documento sempre à mão, de forma prática e segura.

Passo a Passo de como fazer a renovação da sua CNH Digital em 2024

RENOVAÇÃO da CNH passo a passo; veja como fazer e não corra o risco de até perder seu carro!
RENOVAÇÃO da CNH passo a passo; veja como fazer e não corra o risco de até perder seu carro!

O processo começa com a abertura do pedido de renovação, que pode ser feito pela internet. Para isso, o motorista precisa acessar o site do Detran do seu estado, entrar na seção “Habilitação” e seguir os passos indicados para a renovação. Embora parte do processo seja digital, exames como o médico, psicológico, e toxicológico (para as categorias C, D e E), devem ser realizados presencialmente.

Além disso, é necessário apresentar a CNH antiga, RG, CPF e comprovante de residência. É sempre bom ter cópias dessas documentações em mãos. Há também taxas variáveis conforme cada estado para o custeio dos exames e emissão do documento, podendo inclusive o pagamento ser realizado via Pix.

Após a conclusão do processo e o recebimento da CNH impressa, é importante lembrar de atualizar também a versão digital, que pode ser atualizada diretamente pelo celular no aplicativo.

PRESTA ATENÇÃO
Cartão Cancelado tem assustado diversos clientes do Roxinho
Veja Como Reativar
Você permanecerá no site atual
Eduardo Peres
Escrito por

Eduardo Peres

Redator da WebGo Content desde janeiro de 2022. Tenho interesse por assuntos como história, política, filmes, séries (preferencialmente de ação, aventura e ficção científica), além da literatura e pela tecnologia, principalmente por videogames.

0

Aguarde, procurando sua resposta