Resultado Enem 2021 será divulgado nesta sexta (11). Confira os detalhes

Alexandre G. Peres

09/02/2022

De acordo com o que foi definido pelo Inep, o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2021) vai ser divulgado nesta sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022. O Enem 2021 aconteceu nos dias 21 e 28 de novembro, com o processo seletivo terminando em janeiro de 2022 com a reaplicação das provas.

Com as notas, os candidatos que participaram do Enem 2021 vão poder, ainda em fevereiro, disputar vagas em instituições de ensino superior públicas (através do programa Sisu) ou privadas (Prouni). Já em março, os candidatos poderão utilizar a nota para financiar cursos em universidades privadas através do Fies.

Onde consultar o resultado do Enem 2021?

Para consultar a sua nota no Enem 2021, você deverá acessar esta página do Inep, apertar no botão azul “Página do Participar – Entrar com gov.br“, acessar com sua conta GOV BR e conversar com a robô de autoatendimento “Nanda“.

Lembrando que os participantes só podem consultar o próprio resultado, não sendo disponibilizada uma lista com o desempenho individual de todos os inscritos no Enem 2021.

Além disso, tenha em mente que o site do Inep muito provavelmente vai apresentar instabilidade na sexta-feira, com possibilidade de ficar algum tempo fora do ar. Isso por conta do grande volume de participantes acessando a página a fim de realizar a consulta.

O que fazer com a nota do Enem 2021?

Resultado Enem 2021 será divulgado nesta sexta (Imagem: Reprodução/Portal Correio)

Resultado Enem 2021 será divulgado nesta sexta (Imagem: Reprodução/Portal Correio)

Como comentamos, com a nota no Enem 2021, você poderá participar de programas do governo que visam facilitar o acesso de brasileiros a instituições públicas e privadas.

A partir do dia 15 de fevereiro, ou seja, já na próxima terça-feira, as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estarão abertas. A partir deste programa, você poderá usar a sua nota no Enem 2021 para concorrer a vagas em universidades públicas brasileiras.

Já entre os dias 22 e 25 de fevereiro, quem participou do Enem 2021 vai poder usar a nota para se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni), programa que distribui bolsas de estudo parcial e integral em universidades privadas do Brasil.

Entre 8 e 11 de março, estará aberto também o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), um programa do governo que paga as mensalidades de estudantes matriculados em instituições de ensino superior privada. Os estudantes só começam a quitar o financiamento, com condições especiais, após formados.

Por fim, também é possível utilizar a nota do Enem 2021 em processos seletivos abertos pelas próprias faculdades e universidades privadas ao longo do ano. É comum que algumas delas ofereçam bolsas de estudo a participantes do Enem, dispensando a participação em um novo vestibular.

Como será o Enem 2022?

Até o momento, pouca coisa sabemos sobre a realização do Enem 2022. Porém, o governo já estipulou as datas de realização do exame: 13 e 20 de novembro. Geralmente, as inscrições acontecem entre junho e julho, mas nada está definido até o momento e mudanças são possíveis.

Alexandre G. Peres
Escrito por

Alexandre G. Peres

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação, revisão e editoração de textos para Web.

0

Aguarde, procurando sua resposta