Saiba como funciona o parcelamento da fatura do seu cartão de crédito

Flavio Carvalho

05/02/2022

Muitas pessoas não sabem como funciona o parcelamento da fatura do cartão de crédito, o que pode ser a ruína e salvação para muitos. Algumas pessoas são salvas por aquele cartão de crédito esquecido no fundo da gaveta, mas que surge como um super-herói na hora do aperto. Já outras, infelizmente, são vítimas dele, pois gastaram mais do que poderiam pagar no futuro.

Mesmo para estes que acabam se atrapalhando na hora de gastar, ainda há salvação na hora de pagar. Veja como funciona o parcelamento da fatura do cartão de crédito e aprenda a utilizar essa ferramenta que pode ajudar muito a sua vida financeira.

Como funciona o parcelamento da fatura do cartão

Todo banco oferece formas de pagar sua fatura em parcelas somadas com uma entrada, onde geralmente a quantidade de parcelas é escolhida pelo dono do cartão. Claro que o parcelamento tem juros e o limite é liberado com os pagamentos mensais.

Como funciona o parcelamento da fatura do cartão

Fonte/Reprodução: original

As parcelas vêm debitadas na fatura do mês posterior. Por exemplo, se a fatura do mês de fevereiro foi parcelada, naquele mês o titular paga a entrada e no mês seguinte a primeira parcela da fatura.

Parcelamento da fatura do cartão de crédito: como ficam os juros?

O parcelamento sempre é carregado de juros e o valor varia de acordo com as quantidades de parcelas que o titular do cartão decidiu dividir sua fatura.

Quais as regras do Banco Central sobre parcelamento de faturas?

O mínimo dos juros, entrada e valor das parcelas é geralmente decidido pela instituição financeira responsável pelo cartão. Porém, o Banco Central tem duas regras para parcelamento de faturas:

A primeira regra é que o parcelamento, necessariamente, deve dar opções melhores e mais viáveis do que o crédito rotativo. E a segunda é que a instituição financeira responsável pelo cartão deve apresentar normas e regras claríssimas ao titular que parcela a fatura.

Qual a diferença do crédito rotativo para o parcelamento do cartão de crédito?

O crédito rotativo é quando você paga o valor mínimo da fatura. Deste modo o cartão continua liberado para o uso, porém você terá que pagar o restante da fatura com juros no próximo mês.

Vale ou não a pena parcelar a fatura do cartão de crédito?

Tudo depende da sua disponibilidade financeira! O melhor sempre é pagar a fatura inteira antes do seu vencimento. Porém, como tudo nessa vida está sujeito a acidentes e imprevistos, às vezes falta aquele dinheiro que contávamos para pagar a fatura, e nesses casos, parcelar pode ser realmente a escolha certa.

Flavio Carvalho
Escrito por

Flavio Carvalho

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

0

Aguarde, procurando sua resposta