Truque genial para remover mancha de gordura da roupa: passo a passo completo

Confira este passo a passo que você precisa seguir para remover uma mancha de gordura da sua roupa e não precisar mais ter esse incômodo.


As pessoas que cuidam das tarefas de casa precisam cada vez mais encontrar formas de fazerem o serviço doméstico ser mais prático. Isso ajuda a economizar tempo e também disposição. Por isso, é bom conhecer um truque genial para remover mancha de gordura da roupa.

Veja também: Não jogue fora a Água do Arroz: veja como usá-la para turbinar seu jardim

Em geral, as pessoas ficam batendo com esse tipo de coisa, porque dá trabalho para corrigir. Muitas vezes, é difícil até chegar ao ponto que querem.

Truque genial para remover mancha de gordura da roupa: passo a passo completo

Mas, com o jeito certo, você vai conseguir se livrar daquela mancha na roupa que fica te incomodando toda vez que você usa a peça.

Qual é o passo a passo para remover a mancha da roupa?

Vez ou outra pode acontecer de a pessoa sujar a roupa com gordura. Depois de um tempo, isso se torna uma mancha bem difícil de tirar. A seguir, você confere o passo a passo para remover mancha de gordura da roupa.

Tire o excesso

Uma primeiro passo super importante para te ajudar a retirar a mancha de gordura é tentar tirar o excesso o máximo possível. Quanto mais gordura tiver, maior será o estrago na sua peça de roupa.

Em geral, o ideal é procurar remover a mancha o mais rápido que você conseguir, porque isso diminui as chances de se tornar uma mancha permanente.

Evite lavar a peça com água quente

A água quente é um produto perigoso, quando o assunto é mancha em roupa.

Isso porque, ao invés de te ajudar a resolver o problema de uma vez por toda, a tendência é que a água quente torne a mancha permanente, se você lavar de imediato.

Escolha o produto mais adequado ao tecido

É muito importante que você tenha cuidado quanto ao produto que vai usar. Afinal de contas, se você fizer uma escolha errada, as chances de ter um problema ainda maior, como uma mancha ampliada, são bem altas.

Em geral, dá para usar um detergente líquido ou um removedor de manchas. Mas o melhor que você pode fazer é sempre pesquisar, para saber se um determinado produto pode ser usado para lavar o tecido que você deseja tratar.

Aplique o produto sobre a mancha

Antes de usar o produto, é sempre fazer um teste em uma área pequena, para saber se essa lavagem vai dar realmente certo. Caso você faça o teste e perceber que está tudo bem, então poderá aplicar o produto diretamente sobre a mancha.

Isso vai permitir que o produto se concentre especialmente onde a roupa foi manchada. A concentração ajuda a ter o resultado esperado.

Deixe o produto agir

Feita a aplicação, você precisará deixar o produto agir. Em geral, o recomendado é esperar 15 minutos, para dar tempo de o produto fazer o efeito que ele precisa. Depois desse tempo, basta esfregar a mancha, usando uma escova de cerdas macias.

Se você seguir as instruções da embalagem do produto, terá sucesso.

Lave a roupa

Não basta fazer a aplicação do produto que você escolheu. Você tem que fazer a lavagem da roupa, como normalmente faz. A ideia disso é remover completamente o produto.

Nessa hora, procure lavar a peça de roupa conforme prescrito na etiqueta dela. Aqui, vale a pena você usar água quente, porque é uma lavagem após remover a mancha.

Repita o processo

Uma vez só geralmente não é suficiente. Caso você perceba que a mancha continua intacta depois de todo o seu trabalho, a melhor coisa que você pode fazer é repetir o processo.

Evite usar a secadora

Da mesma forma, é bom você evitar a secadora, quando está se empenhando para tirar uma mancha da sua roupa.

Assim como a água quente (caso ela seja usada logo após o incidente da mancha), a secadora vai fazer com que a mancha fique permanente. E não seria nem um pouco legal, por isso é bom tomar cuidado.

O que fazer se não funcionar?

Caso o primeiro método não tenha dado certo, então você vai ter que avançar para o próximo.

Pode ser um bom caminho tentar exatamente o mesmo método, mas também dá para você tentar outros caminhos. Você só precisa lembrar sempre de verificar se o produto que está cogitando usar não é agressivo para o tipo de pano que está tentando limpar.

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.