Vale-Gás: calendário de junho de 2022 definido
Confira o calendário oficial e atualizado de junho do Vale-Gás, bem como informações sobre o pagamento do benefício!
O calendário de pagamentos do Vale-Gás de junho de 2022 já foi definido! Os repasses começam no dia 17 e se estendem até o final do mês, atendendo todos os beneficiários do programa.
O Vale-Gás é um benefício social que paga às famílias 50% do preço do botijão de gás, para ajudá-las na compra desse item. Curiosamente, foi instituído após a subida contínua do preço do botijão de 13kg em todo o país.
Veja, a seguir, o calendário completo e atualizado do Vale-Gás, bem como informações sobre o pagamento do benefício neste mês de junho!
Calendário Vale-Gás de junho
O calendário de pagamentos do Vale-Gás de junho tem datas estabelecidas de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários. Confira quando os repasses ocorrerão, é só identificar nesta lista o último dígito de seu NIS:
- NIS final 1: 17 de junho;
- NIS final 2: 20 de junho;
- NIS final 3: 21 de junho;
- NIS final 4: 22 de junho;
- NIS final 5: 23 de junho;
- NIS final 6: 24 de junho;
- NIS final 7: 27 de junho;
- NIS final 8: 28 de junho;
- NIS final 9: 29 de junho;
- NIS final 0: 30 de junho.
Quem recebe o benefício em junho?
O benefício será pago somente para famílias que cumprem requisitos do programa. Ainda não conhece quais são? Então, confira a seguir:
- Pertencer a família inscrita no CadÚnico, com renda mensal menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa, abrangendo benefícios de programas do governo; OU
- Integrar família que tenha pessoa que mora na mesma casa e que receba Benefício de Prestação Continuada (BPC), inscrita ou não no CadÚnico.
O CadÚnico é o Cadastro Único para programas do governo federal, que dá acesso a benefícios sociais como o Vale-Gás e o Auxílio Brasil.
Qual o valor do Vale-Gás?
O valor é de 50% da média do preço nacional de referência do botijão de gás de 13kg, que é utilizado em ambiente residencial. O total pago é calculado com base no preço divulgado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).
No mês de abril, que foi quando aconteceu a última rodada de pagamentos, o governo federal fez repasses de R$ 51,00. O valor oficial de junho ainda não foi confirmado pelo governo, mas deve ser divulgado nos próximos dias.
Como é feito o pagamento do benefício?
O pagamento é responsabilidade da Caixa Econômica Federal, que pode fazê-lo em um destes três canais, de acordo com o perfil do cliente:
- Poupança Caixa Fácil: opção válida para beneficiários que já possuem essa conta. Dá para movimentar o valor por cartão de débito (pagamentos e saque), aplicativo e internet banking Caixa;
- Poupança social digital: alternativa destinada a quem não tem conta aberta na Caixa. Toda a movimentação do dinheiro é por aplicativo Caixa Tem;
- Plataforma social: permite o saque da parcela usando o cartão social do beneficiário. É uma alternativa para quem é beneficiário antigo de programas sociais.
Um detalhe importante: o beneficiário tem o prazo de 120 dias para sacar o Vale-Gás ou movimentar o dinheiro via aplicativo ou internet banking. Caso não o faça, o valor retorna para o governo federal, sem conseguir reavê-lo.
Como consultar o Vale-Gás?
A consulta Vale-Gás possibilita conhecer o status do benefício, se está ativo e será pago. O melhor? Dá para fazê-la em casa, sem precisar se deslocar até uma agência da Caixa Econômica Federal. Confira onde e como consultar:
Aplicativo Caixa Tem
- Baixe o aplicativo Caixa Tem na Play Store ou App Store;
- Toque no ícone do aplicativo e selecione “entrar”;
- Informe seus dados pessoais. Se não tiver cadastro, faça um com registro de senha de acesso;
- Selecione “Auxílio Brasil – consulte seu benefício”, item disponível no menu de serviços;
- Toque em “ver meu benefício”.
Aplicativo Auxílio Brasil
- Baixe o aplicativo Auxílio Brasil na Play Store ou App Store;
- Toque em “consultar”;
- Informe a senha usada no aplicativo Bolsa Família, senha Caixa Tem ou cadastre uma senha se for seu primeiro acesso;
- Selecione “consulta do benefício”.
Telefone
O beneficiário deve fazer uma ligação para a Central de Atendimento Caixa, no número 111. A chamada é gratuita, mas somente se feita a partir de um número de telefone fixo. Para agilizar o atendimento, tenha em mãos o CPF ou NIS do beneficiário.