11 de maio de 2022

Alexandre Garcia Peres

EMPREENDEDOR

MEI: seu CNPJ pode ser cancelado por estes 5 motivos

É Microempreendedor Individual? Pois então você precisa tomar cuidado! Os 5 problemas a seguir podem fazer com que o seu CNPJ seja cancelado, causando bastante dor de cabeça e atrapalhando o seu ganha-pão!

Todo MEI, independente do rendimento, precisa entregar a Declaração Anual do Simples Nacional. Neste ano de 2022, o prazo de entrega para quem atuou como MEI em 2021 vai até 30 de junho.

Não entregar o DASN SIMEI

1

Outra obrigação do MEI é o pagamento mensal do Documento de Arrecadação do Simples Nacional. O não-pagamento, depois de um tempo, resulta no cancelamento do CNPJ e até na inscrição na Dívida Ativa da União.

Deixar de pagar o DAS-MEI

2

Arraste para cima e confira a nossa matéria respondendo essa questão!

MEI pode se aposentar por tempo de contribuição? 🤔

Ou arraste para o lado e continue lendo ->>>>>>>>>>

Para ser MEI, é preciso atender vários critérios. Um deles é justamente o de não fazer parte de outras empresas. É possível ser funcionário de uma outra empresa, mas não proprietário dela.

Abrir outras empresas

3

Não é todo tipo de atividade que permite ao empreendedor se tornar MEI. Caso a sua atividade não seja compatível com a modalidade, seu CNPJ pode ser cancelado.

Fazer atividades proibidas

4

O MEI tem um limite de faturamento de R$ 81 mil ao ano (em média R$ 6.750 por mês). Caso o faturamento seja maior que isso, ele precisa fazer a transição para outra modalidade: a de Microempresa.

Passar do limite de faturamento

5

Caminhoneiros agora podem ser MEIs

Como mudar a atividade como MEI

CONTEÚDOS

MAIS

Acompanhe mais notícias no nosso site!

Texto: Elouise Lopes e  Alexandre Peres

Imagens: Canva, Giphy

Publicado em: 01 de maio de 2022

Informações de: NoDetalhe