10 tradições de Ano Novo praticadas ao redor do mundo — bem diferentes das brasileiras!
Você com certeza sabe todas as tradições de Ano Novo no Brasil. Se vestir de branco, usar roupas novas, passar um tempo com a família ou até mesmo lançar e assistir fogos de artifício no céu. Mas você está familiarizado com tradições de ano novo em outros países? Se não, confira aqui no NoDetalhe 10 delas, e você ficará impressionado ao ver como elas são bem diferentes das nossas!
10 – Engolir 12 uvas – Espanha
Todo final de ano na Espanha, é muito comum comer 12 uvas, uma para cada badalada do relógio a partir da meia-noite. Segundo a tradição, quem não conseguir engolir as 12 uvas no tempo certo terá má sorte durante todo o próximo ano, e embora pareça algo fácil de se fazer, comer 12 pequenas frutas rapidamente não é tão simples assim, o risco de se engasgar com uma delas é grande. É comum em grandes cidades, como Madrid por exemplo, pessoas saírem nas ruas juntas para comer as 12 uvas.
9 – Destruir pratos – Dinamarca
Sim, é isso mesmo. Na Dinamarca, a maioria das pessoas guarda a sua louça velha até o último dia de dezembro justamente para quando der meia-noite, eles atirarem os pratos, copos, xícaras e outras coisas nas portas e paredes das casas de amigos, vinhos e familiares. Segundo a tradição, isso faz com que espíritos ruins e sejam expulsos das casas que tiveram as louças atiradas nela.
8 – Queimar Espantalhos – América Latina
Em algumas nações da América Latina, como Equador, Colômbia e Panamá, é comum durante o fim de ano queimar espantalhos, fotos antigas ou até mesmo bonecos de pessoas famosas. Segundo a tradição, isso dá boa fortuna e sorte para as pessoas que o fizeram durante o ano, e em grandes cidades da América Latina, durante o fim de ano, é comum ver grandes figuras queimando em praça pública com plateias assistido.
7 – Comer frutas redondas – Filipinas
Semelhantemente a Espanha, nas Filipinas também é comum comer frutas durante o fim de ano, mais precisamente frutas redondas. Durante todo o dia 31, é comum apenas servir frutas esféricas, pois segundo a tradição, esses alimentos se assemelham à moedas, e ao comer esses alimentos, as pessoas poderão ganhar grandes quantidades de dinheiro durante o ano.
6 – Tocar um sino 108 vezes – Japão
Essa tradição está ligada com a religião budista, que prevalece no Japão. A tradição diz que se você quiser começar o próximo ano de um bom jeito, você deve tocar um sino 108 vezes a partir da meia-noite, pois cada uma tocada serve para livrar a pessoa dos pecados que ela cometeu durante o ano passado, e assim, as pessoas podem começar o ano totalmente renovados e livres de qualquer pecado.
5 – Vestir uma roupa de urso – Romênia
A Romênia é um pequeno país localizado no leste europeu, e durante o fim de ano, é comum as pessoas saírem nas ruas vestidas de urso e irem dançando até as casas dos seus amigos ou familiares, essa tradição é bastante antiga e ainda é praticada pela população do país.
A tradição diz que a roupa de urso irá assustar o mal para longe das pessoas e mantê-lo longe durante o início do ano. E também é algo comum que as pessoas sussurrem para seus animais de estimação, e caso eles respondam, significa que o próximo ano será muito bom.
4 – Andar com malas vazias – Equador e Colômbia
Nesses dois países, é muito comum as pessoas saírem das suas casas no dia 31 de dezembro e andar pela cidade com malas vazias. A tradição diz que quem fizer isso, terá um ano novo com muitas viagens maravilhosas.
3 – Atirar pães na parede – Irlanda
Outra tradição bastante antiga e muito pouco comum, pelo menos aqui no Brasil (e em outros países também). A tradição diz que as pessoas que tacar os pães na parede irão expulsar toda a má sorte, e há também pessoas que dizem que o costume pode trazer um ano bastante afortunado para as pessoas.
2 – Pendurar cebolas – Grécia
Durante a virada do ano na Grécia, é comum que as pessoas pendurem cebolas nas portas das suas casas, o costume significa trazer limpeza e renascimento. Algo interessante, é que algumas pessoas costumam acordar as pessoas no dia 1º atirando as cebolas que ficaram penduradas durante o ano novo nas suas cabeças.
1 – Derreter metal – Finlândia
Uma das tradições mais comuns e mais praticadas pelos finlandeses é derreter um objeto de metal com o mesmo formato de uma ferradura, e depois que o metal derrete, eles o atiram em um balde com água fria para solidificá-lo rapidamente, e o formato que o metal irá adquirir irá dizer bastante sobre o novo ano.
Gostou de ler? Pois aproveite e confira também:
Teste da lua revela um traço importante de sua personalidade; escolha uma e descubra!